Centro de Ciências Agrárias da UFSC comemora 50 anos com programação especial

“Floripa Rural: Um dia de Campo na Cidade” acontece entre esta sexta-feira, dia 15, e sábado, dia 16

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC) completa 50 anos desde sua criação. Como comemoração, o centro realiza o Floripa Rural: Um dia de Campo na Cidade, entre esta sexta-feira, dia 15, e sábado, dia 16, na Rodovia Admar Gonzaga, 1346, no bairro do Itacorubi, em Florianópolis, a partir das 7h30. Dentro da programação, haverá uma exposição histórica, com apresentação de projetos de pesquisa e extensão, bem como estandes dos cursos de Agronomia e de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O evento acontece em parceria com o Jardim Botânico, o Centro de Treinamento da Epagri (Cetre), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Passeios por rotas temáticas realizarão, ainda, visitas às estruturas das instituições parceiras, como forma de conhecer suas iniciativas. O Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) também é um colaborador, apoiando a realização da Feira Festiva do grupo Flor do Fruto Agroecologia, que se estenderá pelos dois dias do Floripa Rural. Mais informações sobre o evento e sua programação podem ser conferidas no site do CCA.

Essa ação faz parte da programação de celebração da história do centro. No mês de junho, o CCA também realizou o lançamento de sua nova logotipo, bem como do selo comemorativo dos 50 anos, para marcar a data através da renovação. O Laboratório Logo, do curso de Design da UFSC, foi responsável pela modernização da identidade visual do CCA, e o logotipo final foi decidido através de uma votação entre os membros da Comissão dos 50 anos do CCA, montada para organizar as atividades comemorativas.

Histórico do CCA

O Centro de Ciências Agrárias surgiu em 1975, com a criação do curso de Agronomia, após cerca de três anos de estudos para sua estruturação. No início chamado de Centro Agropecuário, o espaço já estava previsto no Plano de Reforma elaborado pelo ex-reitor João David Ferreira Lima após a assinatura do o Decreto-lei nº 5.540/68, que implantava a Reforma Universitária no Brasil. Sua criação foi aprovada um ano depois, pelo o Decreto nº 64.629/69 e, em 1971, surgiu a Comissão de Planejamento, composta por membros da UFSC e do governo do estado com o objetivo de levar o plano adiante. A parceria entre a UFSC e o governo estadual, por sua vez, resultou de um convênio envolvendo a Secretaria de Agricultura e a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), firmado através da Resolução n° 14/75.

O professor Acácio Garibaldi Santiago era o presidente dos trabalhos, e os professores Osvaldo Ferreira de Mello, Valmir Dias, Luiz Felipe Gama D’Eça, David Ferreira Lima, Christovão Andrade Franco, e Glauco Olinger completavam a comissão. Quando o projeto enfim avançou, a UFSC estava sob a reitoria de Roberto Mündel Lacerda, que nomeou, através da Portaria n°184/75, o engenheiro agrônomo Glauco Olinger para dirigir sua implantação.

A Acaresc foi, também, a responsável por ceder o prédio em que a administração do CCA seria instalada. Glauco Olinger, ao ser entrevistado para o livro comemorativo de 50 anos da UFSC que inclui parte da história do centro, afirma que, não apenas o espaço físico e os equipamentos foram doados, mas também funcionários. Ele próprio trabalhava na instituição, mas teve seu afastamento cedido para ocupar o cargo de primeiro diretor do CCA. Christovão Andrade Franco, que foi o primeiro coordenador de curso do centro, e Maria José de Souza, a primeira secretária, tiveram histórias semelhantes.

De início, o centro foi formado por cinco departamentos: Fitotecnia, Zootecnia, Engenharia Rural, Extensão Rural, e Aquicultura. Além disso, dois colégios agrícolas foram vinculados ao CCA, sendo uma unidade em Camboriú e outra em Araquari. Em 2009, os dois passaram a ser viculados ao Instituto Federal Catarinense (IFC). Atualmente éos departamentos de Aquicultura, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia Rural, Fitotecnia, e Zootecnia e Desenvolvimento Rural compõem o centro.

O CCA oferece quatro cursos de graduação (Agronomia, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Zootecnia) e quatro de pós-graduação (Agroecossistemas, Aquicultura, Ciência dos Alimentos, e Recursos Genéticos Vegetais). Além disso, conta com cerca de 50 laboratórios ativos, e é reconhecido pelas pesquisas de alta relevância e os projetos de extensão, que incluem, entre outros, cursos de especialiazação oferecidos a pequenos e médios produtores, e a elaboração de projetos ambientais.

Imprensa Apufsc