Alinhamentos foram feitos em reunião entre Diretoria e Reitoria
Em reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 22, a Diretoria da Apufsc-Sindical e a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fizeram alinhamentos sobre a construção da nova sede do sindicato no campus da Trindade. O novo prédio será erguido no terreno do Flor do Campus, ao lado do Núcleo de Educação Infantil (NDI), seguindo a decisão da categoria docente em assembleia.
A reunião teve a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Joana Célia dos Passos, do chefe de gabinete Bernardo Meyer, do diretor do gabinete João Luiz Martins, do prefeito do campus Matheus Lima Alcantara, e do procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à UFSC, Juliano Scherner Rossi. Por parte da Apufsc, participaram o presidente Bebeto Marques, a vice-presidente Karine Simoni, a diretora de Promoções Sociais, Culturais e Científicas, Glaucia Dias Costa, e advogados do sindicato.
Ficou acordado, no encontro, o instrumento jurídico para ocupação do terreno e construção da nova sede. Será utilizado o Chamamento Público já iniciado, com adequações. Conforme a Procuradoria e os advogados do sindicato, não há impedimentos para a ocupação.
Além disso, a Apufsc solicitou a entrada no local para a sondagem de solo e demais estudos e providências, como instalações de água, luz e esgoto, o que foi autorizado pela Reitoria. O sindicato também solicitou a ampliação da área a ser utilizada, o que também foi respondido de maneira positiva.
Também foi autorizada a instalação da estrutura provisória que será utilizada como posto de atendimento aos filiados e filiadas no campus enquanto as obras da nova sede são realizadas.
O contrato inicial de ocupação terá duração de 35 anos no formato de comodato. O presidente da Apufsc, Bebeto Marques, observa que tramita no Congresso projeto de lei para cessão não onerosa de espaço público para entidades, a exemplo de sindicatos. A matéria já foi aprovada no Senado e segue na Câmara.
As medidas acordadas na reunião com a Reitoria foram também enviadas via ofício pela Apufsc. Nesta semana, o sindicato iniciou a transição de sedes, o que provocará alterações nos atendimentos aos filiados e filiadas. “A categoria será sempre informada dos próximos passos para viabilizar a construção da nova sede. Agradecemos a todas e todos pela paciência”, reforçou Bebeto, que considera que essa é uma conquista almejada nos 50 anos do sindicato, ainda que a atual sede campus tenha um valor afetivo, cultural e histórico.
::: Veja como ficam os atendimentos da Apufsc durante transição para nova sede
Imprensa Apufsc
