Boletim Especial Sede I: Informações sobre sedes transitória e definitiva da Apufsc

Após a votação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que decidiu pelo espaço Flor do Campus para a sede definitiva, a Diretoria e advogados da Apufsc se reuniram, no dia 22 de agosto, com o reitor, vice-reitora, outros membros da equipe e o procurador federal para apresentar o resultado da AGE e iniciar as tratativas para viabilizar a decisão, cujas opções foram previamente acordadas com a Reitoria.

Na referida reunião, o entendimento jurídico – a partir da manifestação do procurador federal – foi de que o instrumento “Chamada Pública” para uso do espaço Flor do Campus, ocorrida em 11/2023 – a qual teve a Apufsc como única interessada – permitia a instalação da nova sede do sindicato.

Na ocasião, a Diretoria apresentou sua proposta, que envolvia a demolição das edificações existentes no local para construir a nova sede, a instalação da sede transitória (não mais no prédio da Fapeu) e a ampliação da área total (terreno) constante da Chamada Pública. A solicitação foi aceita pela Reitoria, e a Diretoria se comprometeu a enviar ofício formalizando as demandas, com pedidos de autorização. Firmou-se ainda o entendimento de que, para tanto, bastavam ajustes no futuro termo de concessão e autorizações, para que já se iniciasse a ocupação provisória e as ações necessárias para tanto, entre elas a demolição da principal edificação existente no terreno.

As instalações para a sede transitória (Posto de Atendimento) já estão em andamento, por meio da adaptação de uma pequena edificação existente no local, com a construção de banheiro e a preparação do terreno para a colocação de dois contêineres. Todavia, a Prefeitura do Campus, até o momento, não viabilizou e/ou forneceu informações precisas sobre luz, água e esgoto, como havia se comprometido na reunião do dia 22/08. A obra só está sendo possível com o apoio do NDI.

Com relação à sede definitiva, infelizmente a autorização para a demolição, e, consequentemente, a elaboração de estudos, projetos e demais providências para a construção, está emperrada na Pró-Reitoria de Administração, cujo titular não esteve presente na reunião do dia 22/08 com o reitor e parece haver entendimento distinto do alcançado na referida reunião.

Considerando esses problemas, na data de ontem, 11 de setembro, tivemos reunião rápida com o chefe do Gabinete e com o pró-reitor de Administração sobre esse tema, solicitando a imediata autorização, por parte da Reitoria, para a demolição e procedimentos associados, considerando o entendimento havido no dia 22 de agosto, com a manifestação do procurador federal. Nesta reunião, a Diretoria deixou claro que, enquanto não houver essa autorização, também não executaremos a transferência da atual sede provisória e que, se necessário, iríamos convocar os filiados/as para reavaliar a questão das sedes. Infelizmente, a burocracia e a falta de comunicação entre os membros da equipe de gestão estão gerando dificuldades no andamento dessa fase inicial, para viabilizar o entendimento havido com a Reitoria e resolver o problema das sedes.

Manteremos a categoria informada.

Diretoria da Apufsc-Sindical