Apufsc-Sindical apresenta proposta ao edital de chamamento público para cessão de uso do espaço do Flor do Campus

Na proposta, o sindicato ressalta a importância de ter um espaço dentro do campus universitário

A Apufsc-Sindical entregou nesta sexta-feira, dia 16, sua proposta ao edital de chamamento público 01/2023, lançado pela Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (Proad/UFSC), para cessão de uso do espaço conhecido como Flor do Campus. O espaço é formada por duas edificações e tem área total construída de 547,84 metros quadrados, localizado nas proximidades do Núcleo de Desenvolvimento Estudantil (NDI), no campus da UFSC em Florianópolis.

A proposta da Apufsc foi elaborada por uma comissão formada pelos professores Antônio Fetter, Lino Peres, Raphael da Hora e Santiago Yunes. O projeto foi entregue presencialmente à Proad pelo presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, com a presença da secretária-geral, Vivivane Heberle, do diretor de Divulgação e Imprensa, Márcio Vieira de Souza, e pelos membros da Comissão, Santiago Yunes, que também é diretor Financeiro Adjunto do sindicato, e de Raphael da Hora. O administrador da Apufsc, Henrique Machado, também participou.

Da esquerda para a direita: Raphael da Hora, Santiago Yunes, Vilmar Michereff Junior, José Fletes, Viviane Heberle, Márcio de Souza e Henrique Machado (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Na proposta, a Apufsc ressalta a importância de ter um espaço dentro do campus universitário: “Desde sua criação, em 1975, o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) mantém sede no campus da UFSC em Florianópolis. O local é um marco da história do movimento docente e da própria universidade”.

O texto recorda que a necessidade de buscar uma nova sede foi imposta pela decisão de demolição do atual prédio ocupado pelo sindicato pela Administração Central da UFSC: “Em 2023, no entanto, o sindicato recebeu a confirmação da necessária demolição do prédio hoje ocupado, tendo em vista as condições dos blocos em que está instalado. Apesar das reações contrárias da própria categoria docente, a Apufsc-Sindical compreende a necessidade de mudança. Porém, o sindicato não abre mão de contar com um espaço dentro do campus universitário, local de encontro dos cerca de 3 mil filiados, incluindo docentes aposentados, que fazem questão e necessitam estar em contato com o ambiente acadêmico mesmo não estando mais na ativa. Assim, uma nova sede se faz necessária não apenas para abrigar os serviços administrativos do sindicato, fundamentais para as lutas da categoria docente, mas também como ponto de encontro e de atividades dos milhares de filiados e filiadas”.

Comissão foi criada para elaborar a proposta (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

A proposta da Apufsc também considera que “o prédio conhecido como Flor do Campus oferece as condições necessárias para o bom desempenho das atividades sindicais e atenderá os objetivos e atribuições da Apufsc-Sindical, previstos em Estatuto: estimular o desenvolvimento científico e cultural de seus filiados; promover a discussão das políticas educacional, científica e cultural brasileiras e sobre elas manifestar-se; promover estudos visando o aprimoramento do ensino superior nacional, bem como sua articulação com os demais níveis de ensino; interagir com a sociedade civil, notadamente do estado de Santa Catarina, na busca do aperfeiçoamento da educação superior e na divulgação do papel e da importância da universidade pública; estimular a excelência acadêmica dos docentes; defender a livre circulação e debate das ideias e a autonomia universitária; verificar as condições de trabalho dos
docentes, atuando junto aos órgãos competentes; prestar assessoria jurídicoadministrativa, judicial e previdenciária aos filiados; promover a articulação do movimento sindical docente; entre outros”.

Por fim, na justificativa, o sindicato ressalta que “essas atribuições são fundamentais não apenas para a categoria docente e para o sindicato, mas para a própria Universidade Federal de Santa Catarina, já que as lutas da Apufsc são também pela democracia, autonomia universitária e valorização do ensino público, gratuito e de qualidade”.

Conheça o Flor do Campus:

Próximos passos

A proposta da Apufsc foi entrega em mãos ao pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior. Segundo ele, na segunda-feira, dia 19, devem ser divulgadas as propostas que foram submetidas ao edital. Elas serão avaliadas por uma comissão técnica. A expectativa é de que o resultado do edital seja publicado dentro de 30 dias.

Se aprovada, a proposta submetida pela Apufsc à Proad será apresentada aos filiados e filiadas ao sindicato em assembleia.

::: Relembre as tratativas entre Apufsc e Reitoria sobre a sede

Imprensa Apufsc