MCTI anuncia investimento de R$ 300 milhões para ampliar alcance das ações de divulgação científica

Chamadas públicas que selecionarão propostas serão realizadas em âmbito estadual pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta segunda-feira, dia 22, um investimento de R$ 300 milhões com o objetivo de levar a ciência para mais perto da população. A ação apoiará iniciativas de popularização da ciência em todos os estados e no Distrito Federal, ampliando o acesso ao conhecimento científico e fortalecendo a educação científica no país.

As chamadas públicas que selecionarão propostas serão realizadas em âmbito estadual pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa, que deverão aderir previamente a um chamamento público a ser lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos próximos dias. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A chamada integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e prevê a estruturação das Redes Pop Ciência nos estados e no Distrito Federal. A proposta estimula a articulação entre governos estaduais, instituições de pesquisa, escolas, museus e centros de ciência para ampliar o alcance das ações de divulgação científica.

Entre as iniciativas que poderão receber apoio estão olimpíadas científicas, feiras de ciência, clubes de ciências, projetos de ciência itinerante, programas de formação de jovens cientistas e ações de comunicação pública da ciência. O programa também contempla investimentos em museus, centros de ciência, planetários e outras estruturas dedicadas à difusão do conhecimento científico.

A iniciativa faz parte da estratégia do MCTI de fortalecer a cultura científica e aproximar a produção de conhecimento do cotidiano da população, ampliando oportunidades de aprendizagem e contribuindo para o enfrentamento à desinformação.

Fonte: CNPq