Entidade é uma das primeiras a ter pedido aceito por Ministério do Trabalho
A Apufsc deu mais um passo rumo à sua consolidação como sindicato autônomo e de base estadual. Na última quarta-feira, dia 31, o Diário Oficial da União publica o pedido de registro sindical da Apufsc (confira na imagem abaixo).
O pedido de registro dá consequência à decisão aprovada em assembléias realizadas pelos docentes da UFSC em setembro e outubro de 2009, que aprovaram a desfiliação da Andes e a transformação da Apufsc em sindicato autônomo.
Junto com o pedido da Apufsc, foi publicado também a solicitação do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (APUBH). São os primeiros sindicatos locais de professores de universidades federais a terem as solicitações atendidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A publicação dos pedidos de registro foi comunicada em reunião do secretário das Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), Luiz Antonio de Medeiros, com representantes do Sindicato. Realizada no dia 30, a reunião contou com a presença do presidente do presidente do Proifes, Gil Vicente Reis de Figueiredo e representantes de ADs do Acre, Bahia, Pernambuco, Ceará, Roraima, São Paulo, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Depois de APUBH e Apufsc, foi a vez de ADUFRGS e ADUFSCar terem seus pedidos analisados no dia 1º.
A data da publicação no Diário Oficial também serve para iniciar a contagem de 30 dias para a contestação do pedido de registro. Se não for contestado, o registro entra automaticamente em vigor e a Apufsc-Sindical obtém sua carta sindical.