Mészáros lança livro na UFSC

O filósofo húngaro István Mészáros participa de conferência na UFSC nesta terça-feira, dia 20, evento que servirá para lançar seu novo livro O desafio e o fardo do tempo histórico (Coleção Mundo do Trabalho, Boitempo Editorial). 

A conferência, que acontece a partir das 18h30, no auditório da Reitoria, contará com a participação dos professores Ricardo Antunes (IFCH-Unicamp), Claudia Mazzei Nogueira (DSS-UFSC), Paulo Tumolo (PPGE-UFSC) e Fernando Ponte (PPGSP-UFSC). 

Em tempos de reflexão minimalista, István Mészáros é um pensador fundamental. Em seu novo livro, O desafio e o fardo do tempo histórico, o filósofo hungáro destrincha o caráter imperativo e destrutivo das positivações atuais do capital e aprofunda a análise do significado histórico de sua crise estrutural à luz de manifestações cada vez mais irracionais e perigosas para o futuro da humanidade. É a partir da análise de como a “ordem estabelecida” do capital produz destruição – do tempo livre, da educação, das pessoas, da cultura, da natureza, da vida – que Mészáros reafirma a necessidade do socialismo no século XXI.

Mészáros virá ao Brasil para proferir duas conferências de lançamento do livro, em Florianópolis (20/11) e São Paulo (21/11). O autor cedeu à Boitempo Editorial os direitos mundiais deste seu novo livro, que sai publicado no Brasil antes mesmo do lançamento das edições inglesa e espanhola.

Dotado de erudição rara, István Mészáros domina filosofia, economia política e teoria social como poucos. Seus textos dialogam criticamente com os principais pensadores deste século e navegam dos clássicos aos contemporâneos, sempre com rigor e criativiade. Sua obra enfrenta com determinação os desafios e as dificuldades para a superação da vida regulada pelo capital, em direção a uma existência humana verdadeira e fundada na igualdade substantiva.