UFSC oferece atendimento de reabilitação para pessoas curadas da Covid-19; entenda

Voluntários participarão de estudo que abrange prestação de serviços e coleta de dados sobre um tema ainda desconhecido pela ciência, afirma o ND+

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) começou a oferecer um novo serviço de atendimento à população impactada diretamente pela pandemia da Covid-19: um Centro de Reabilitação, em Florianópolis.

Os voluntários ajudarão em um estudo sobre o impacto do exercício físico em pacientes curados que manifestaram o coronavírus de forma moderada a grave.

O projeto

A iniciativa, que ocorre no CDS (Centro de Desportos), com parceria do Nupaiva (Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas), do HU (Hospital Universitário), é intitulada Efeitos do Treinamento Físico em Desfechos Funcionais, Clínicos e Psicossociais de Adultos e Idosos Pós-infecção por Covid-19: Covid-19 And Rehabilitation Study (Core-Study).

O estudo abrange ações de pesquisa e extensão, com prestação de serviços à comunidade e, ao mesmo tempo, coleta de dados e informações sobre um tema ainda desconhecido pela ciência. Os primeiros voluntários estão sendo selecionados, e a expectativa é de que funcione a pleno vapor até o final de 2021.

Leia na íntegra: ND+