Professora Ana Lice Brancher lança o livro “Catarina, a mamelouca”

Evento de lançamento será nesta sexta-feira, às 17h, na Casa da Literatura Catarinense Cruz e Sousa

Nesta sexta-feira, dia 18, às 17h, na Casa da Literatura Catarinense Cruz e Sousa, em Florianópolis, a professora Ana Lice Brancher lança o livro “Catarina, a mamelouca“. A obra, que une ficção e história de Santa Catarina, conta a trajetória de Catarina, personagem que percorre 300 anos e vive em diferentes momentos históricos e com diferentes personalidades do estado.

“Catarina brinca com a história de Santa Catarina, com alguns eventos e pessoas”, conta Ana Lice Brancher. “Ela nasceu no século XVIII, justamente quando foi criado o estado de Santa Catarina, e percorre diferentes temporalidades. Um dia está no século XVII, outro dia está no século XX, depois XIX, XVIII. Ela tem várias temporalidades e várias territorialidades, porque em alguns momentos ela está na fronteira, em Guaraciaba, em outro está em Laguna, em Blumenau.”

A autora explica que Catarina é a “consubstanciação das três etnias de Santa Catarina”: sua mãe é açoriana, seu pai é indígena e sua madrinha é africana, da cidade de Benguela, na Angola. Entre alguns momentos históricos que Catarina vive, está a Guerra Federalista e a Guerra do Contestado. A personagem também convive com o poeta Cruz e Souza, com Anita e Giuseppe Garibaldi. “Ela vive 300 anos e dizem que ainda não morreu, que ela ainda está por aí espalhada nos catarinenses”, completa Brancher.

O obra não estará disponível nas livrarias, podendo ser adquirida durante o evento de lançamento ou diretamente com a autora (Imagem: Divulgação)

“Catarina, a mamelouca” une as duas áreas de formação de Ana Lice Brancher: História e Literatura. “Essa interlocução entre o texto histórico e o texto literário me acompanha desde sempre. Juntou a minha razão de historiadora com a minha paixão de escritora e saiu esse livro”, ela conta. Brencher é historiadora e atuou por três décadas como professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem mestrado em Literatura pela UFSC e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em sua trajetória, Ana Lice Brancher também organizou livros sobre Santa Catarina. Entre os títulos, “História de Santa Catarina – estudos contemporâneos”, publicado pela editora Letras Contemporâneas; e “História do Gosto e outros poemas”, de Ernani Rosas, “História de Santa Catarina no século XIX”, “História de Santa Catarina – séculos XVI a XIX”, “Histórias na Ditadura: Santa Catarina” e “História de Santa Catarina na Primeira República (1889 – 1930)” publicados pela Editora da UFSC.

O livro “Catarina, a mamelouca” não estará disponível para venda nas livrarias. Poderá ser adquirido durante o evento de lançamento ou entrando em contato diretamente com a autora pelo telefone (48) 99633-9098.

Serviço
O quê: Evento de lançamento do livro “Catarina, a mamelouca”, de Ana Lice Brancher
Quando: 18/11, às 17h
Onde: Casa da Literatura Catarinense Cruz e Sousa: Praça XV de Novembro, 270 – Centro, Florianópolis/SC

Lais Godinho
Imprensa Apufsc