Nota de pesar: Falece o professor Marco Aurélio da Ros, ex-presidente da Apufsc

Marcão, como era conhecido, presidiu o sindicato entre 1991 e 1992, e durante 34 anos foi professor do Departamento de Saúde Pública da UFSC, com forte atuação em defesa do SUS

Faleceu nesta quarta-feira, dia 16, o professor aposentado Marco Aurélio da Ros, 72 anos, que presidiu a Apufsc-Sindical entre 1991 e 1992. Da Ros foi médico e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde trabalhou por 34 anos, entre 1977 a 2011.

Com mestrado em Saúde Pública pela Fiocruz e doutorado em Educação pela UFSC, o docente sempre autou na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), e ajudou a construí-lo como ativista na época da ditadura militar.

Em vídeo publicado pela Apufsc em 2020, Da Ros contou a história do SUS e fez uma profunda defesa sobre a importância do sistema para a sociedade brasileira. Relembre:

Além da constante atuação em defesa do SUS, o professor aposentado do Departamento de Saúde Pública da UFSC (SPB/CCS) integrou, em 2015, a Comissão da Memória e Verdade da UFSC, criada para apurar e identificar atos arbitrários, violentos e de cerceamento das liberdades individuais e dos direitos humanos que atingiram a comunidade da universidade no período de 1º de abril de 1964 a 5 de outubro de 1988.

O velório do professor Marco Aurélio da Ros será nesta quinta-feira, dia 17, das 14h às 17h, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

A Apufsc-Sindical presta suas condolências e solidariedade aos amigos e familiares do professor.

Imprensa Apufsc