Mesa de negociação: Governo apresenta contraproposta de reajuste salarial de 9%

Terceira reunião da mesa de negociação aconteceu nesta sexta-feira, dia 10. Entidades representativas das servidoras e servidores públicos devem se reunir com suas bases e responder o governo na próxima semana

A contraproposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal às servidoras e servidores públicos nesta sexta-feira, dia 10, provocou frustração à categoria. A terceira reunião da Mesa de Negociação Permanente aconteceu no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP) e, novamente, foi conduzida pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça. Entre as entidades presentes esteve o Proifes, federação à qual a Apufsc-Sindical é filiada.

As entidades representativas haviam proposto reajuste de 13,5%, e a contraproposta do governo federal na reunião desta sexta-feira foi de 8,4% com início no mês de abril. No sábado, dia 11, após pressão das servidoras e servidores, o governo anunciou, por meio das suas redes sociais, um reajuste linear de 9%, a partir de maio. A proposta inicial do governo havia sido de 7,8%, que valeria a partir de 1º de março. Foi mantido o reajuste de 43,6% no vale-alimentação e não houve proposta para os demais auxílios.

A novidade apresentada foi a forma como a proposta será tramitada pelo governo. O secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, explicou que o reajuste não poderá ser realizado por meio de Medida Provisória, mas Projeto de Lei. “A proposta apresentada excede o limite financeiro previsto e o reajuste terá que ser aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, Câmara e Senado”, afirmou.

Proifes-Federação, entidade à qual a Apufsc-Sindical é filiada, esteve presente na reunião da mesa de negociação desta sexta-feira, dia 10 (Imagem: Proifes/Divulgação)

A nova proposta do governo desagradou a categoria, que deixou a reunião frustrada com a oferta. “Reconhecemos o esforço do governo, mas saímos da reunião frustrados, uma vez que a proposta está distante do que foi reivindicado pelos servidores. Levando em consideração a proposta apresentada em fevereiro, não tivemos nenhum avanço considerável”, avaliou o secretário do Proifes-Federação, professor Lúcio Vieira.

A proposta oficial será encaminhada pelo governo para as entidades discutirem com suas bases. Na próxima sexta-feira, dia 17, deve haver uma nova reunião para que as entidades apresentem sua resposta.

O Conselho Deliberativo do Proifes-Federação irá se reunir neste sábado, dia 11, para avaliar a questão e realizar encaminhamentos aos sindicatos federados.

Como Funciona a Mesa de Negociação Permanente

Coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a Mesa Nacional de Negociação Permanente é formada por duas bancadas: a bancada governamental e a bancada sindical. A primeira é composta pelos ministérios do Planejamento e Orçamento, Fazenda, Casa Civil da Presidência da República, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Secretaria Geral da Presidência da República, Educação e Saúde. Já a bancada sindical é formada pelas entidades representativas das servidoras e servidores públicos federais de âmbito nacional. 

::: Leia sobre a primeira reunião: Governo propõe reajuste de 7,8% no salário dos servidores e 43,6% no auxílio-alimentação

::: Leia sobre a segunda reunião: Em nova reunião da Mesa de Negociação Permanente, Proifes-Federação apresenta reivindicações da categoria docente

Imprensa Apufsc
Com informações do
Proifes-Federação