Número de jovens até 24 anos na docência caiu 42% no Brasil, conforme o Correio Braziliense
Jornadas de trabalho exaustivas, acúmulo de funções e carreiras pouco atrativas fazem parte da realidade de professores não só no Brasil, mas no mundo, mostra relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançado em português na terça-feira, dia 22.
O Relatório Global sobre Professores mostra como a escassez de profissionais afeta a educação dos países. Levantamento mostra que são necessários mais 44 milhões de docentes para dar conta da educação primária e secundária até 2030.
No Brasil, o levantamento tem parceria da Unesco com Fundação SM. A reunião de lançamento contou ainda com participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O relatório debate a falta de novos profissionais e chama atenção para a importância dos educadores para o cumprimento da ODS 4 da Agenda 2030, que diz busca “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.
Leia na íntegra: Correio Braziliense
