Representantes da UFSC tomam posse no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Fórum estratégico desempenha papel essencial no assessoramento imediato à Presidência da República

Três representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tomarão posse no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) no dia 5 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília. A vice-reitora Joana Célia dos Passos, o professor Marcelo Tragtenberg e o doutorando João Carlos Nogueira, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), serão nomeados pelo presidente da República para integrar o Conselho.

Este fórum estratégico desempenha papel essencial no assessoramento imediato à Presidência, elaborando recomendações sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

Joana, Marcelo e João Carlos (Fotos: UFSC/Divulgação)

A vice-reitora Joana Célia dos Passos e o professor Marcelo Tragtenberg assumem pela primeira vez cadeiras no CDESS, enquanto o doutorando João Carlos Nogueira inicia seu segundo mandato. Os representantes da UFSC também estão associados à Cátedra Antonieta de Barros, e integrarão uma instância estratégica cuja missão é fortalecer as relações entre o governo federal e a sociedade civil, promovendo o diálogo plural entre diferentes setores e contribuindo para a formulação de propostas essenciais ao progresso econômico, social e ambiental.

A escolha de seus membros reflete o compromisso com a diversidade territorial, étnico-racial e de gênero, assegurando que o Conselho seja representativo e inclusivo. Atualmente, o CDESS garante que 40% de seus integrantes sejam mulheres e 30% sejam pessoas pardas, negras ou indígenas.

Leia na íntegra: Notícias UFSC