Wellington Duarte avaliou que as pautas foram levantadas com debates, discussões, consensos e também divergências, abraçando o espírito democrático da entidade
Na tarde de sábado, dia 2, o quinto e último eixo do XXI Encontro Nacional do Proifes-Federação traçou um panorama do atual cenário enfrentado pela entidade em meio ao reacionarismo sindical. Foram relembradas questões relacionadas a agressões físicas, processos judiciais e ataques contra os direitos docentes, como o que ocorreu durante as negociações pela reestruturação de carreira e reajuste salarial de 2024 em diferentes partes do país.

Estiveram na mesa o coordenador do eixo e vice-presidente do Proifes, Flávio Silva, o presidente da entidade, Welington Duarte, o ex-presidente das gestões 2012-2014 e 2015-2017, Eduardo Rolim, e a integrante do Conselho Deliberativo, Socorro Coelho.
Rolim relembrou o cenário inicial de surgimento das entidades sindicais no Brasil. Em seguida, pontuou que a motivação para a fundação do Proifes, em 2004, foi motivada pelo posicionamento antidemocrático e antissindical do Andes-SN.
Além disso, o ex-presidente ressaltou a forte atuação do Proifes na formulação de propostas salariais desde 2007, citando os acordos de 2015 e 2024 que garantiram reajuste salarial de professores do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
O atual presidente do Proifes, Welington Duarte, enfatizou a importância da participação da entidade nas proposições, combatendo a disseminação falsa de é que é necessária a radicalização da greve para a garantia salarial.
“O que se via nas mesas de negociação era um Proifes equilibrado, nacional, positivo, proposto ao diálogo e à negociação, porque uma greve nunca é fácil. Greve prejudica muita gente. Prejudica professores, prejudica alunos, sobretudo os mais pobres”, declarou o presidente.
Ao todo, 26 participantes fizeram falas sobre o assunto. Um dos temas mais debatidos foi o papel da comunicação articulada entre os sindicatos.

Encerramento do encontro
Flávio Silva destacou o fortalecimento do movimento sindical, pauta comum do Proifes, acrescentando que essa discussão precisa ser expandida da melhor forma possível. Ele esclareceu quais os próximos passos: “Agora vamos, a partir dessas propostas, traçar as melhores estratégias para a expansão da Federação. Agora é a hora do Proifes-Federação sistematizar as propostas e fazer a luta acontecer”.
Por fim, Wellington fez o balanço final do encontro, destacando a importância das pautas que foram levantadas, sempre com debates, discussões, consensos e também divergências, abraçando o espírito democrático da Federação.
“Encerramos aqui mais esse ciclo político-organizativo e vamos partir para a frente, levando as propostas que foram construídas aqui para o Centro Deliberativo, para que a gente possa fazer o correto, a política correta, estabelecendo as diretrizes para ações nos próximos meses”.



::: Acompanhe a cobertura completa do XXI Encontro Nacional
Fonte: Proifes
