Entre elas estão a educação em tempo integral e a valorização dos professores
Educação em tempo integral, infraestrutura, valorização dos professores e investimento em alfabetização. Essas são algumas das principais demandas das famílias para as escolas em 2025, de acordo com uma pesquisa do Itaú Social. O estudo “Opinião das famílias: percepções e contribuições para a educação municipal” ouviu 4.600 pais ou responsáveis por estudantes de escolas públicas municipais em todo o Brasil.
Educação integral
Para 48% dos entrevistados, a primeira ou segunda prioridade é aumentar a carga horária dos estudantes. Hoje, o Plano Nacional de Educação (PNE), com ações e metas para serem cumpridas até 2034, prevê que 40% dos estudantes do ensino fundamental e médio estejam matriculados no ensino integral. Esse modelo, que abrange não apenas o aspecto intelectual, mas questões emocionais, físicas, sociais e culturais, também prevê uma jornada de 35 horas semanais na escola.
“A educação integral, em tempo integral, oferece mais oportunidades para inovações curriculares e pedagógicas. Além disso, amplia as possibilidades de aprendizado por meio de parcerias com equipamentos educativos na cidade, como centros culturais, artísticos, esportivos, e de ciência e tecnologia.” É o que afirma a superintendente do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes.
Apesar da vontade das famílias e das metas do governo, o Brasil enfrenta dificuldades nessa missão. Assim, até 2022, apenas 18% dos estudantes estavam matriculados no modelo integral, contra os 25% previstos no PNE vigente entre 2004 e 2024.
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