Mostra conta os 50 anos de história do sindicato e passará por todos os campi da universidade
A Diretoria da Apufsc-Sindical esteve presente em Curitibanos na última sexta-feira, dia 15, para abertura da exposição histórica que marca os 50 anos do sindicato. A vice-presidente Karine Simoni, a diretora de Promoções Sociais, Culturais e Científicas, Glaucia Dias Costa, e a representante da Apufsc no campus Curitibanos, Mônica Santos, participaram do evento.

Elas foram recepcionadas pelo professor Alexandre Tavela, diretor em exercício do campus da UFSC em Curitibanos, que fez uma fala em homenagem à Apufsc. “Cinquenta anos não são apenas um marco cronológico — representam meio século de lutas, conquistas e de atuação firme em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, afirmou.
Ele disse ainda que, desde sua fundação, a Apufsc “tem sido protagonista na defesa dos direitos dos docentes, na promoção de melhores condições de trabalho e na construção de um ambiente acadêmico que valoriza a ciência, a liberdade de pensamento e o compromisso social”, e citou conquistas do sindicato, como avanços na valorização salarial e nas carreiras docentes; defesa intransigente da autonomia universitária; mobilização contra cortes orçamentários e ameaças às universidades públicas; apoio à expansão da UFSC para além de Florianópolis, “garantindo que novos campi, como o de Curitibanos, se integrassem à mesma rede de defesa e fortalecimento institucional”.
“Para nós, aqui em Curitibanos, a presença e o apoio da Apufsc têm sido essenciais”, completou Tavela. Ele refletiu ainda sobre a importância da exposição: “Ao observarmos fotos, documentos e registros das lutas passadas, percebemos que cada conquista que temos hoje foi construída com diálogo, união e mobilização. Essa memória nos inspira a continuar”.



A curadora da exposição é a museóloga Lúcia Valente. O trabalho contou também com o jornalista César Valente e com a equipe de Comunicação da Apufsc-Sindical. Auxiliaram na pesquisa a estudante de jornalismo Clara Spessatto e a jornalista Stefani Ceolla. A organização da exposição no campus Curitibanos é de Mônica Santos e da equipe técnica do sindicato.
A vice-presidente da Apufsc, Karine Simoni, e a diretora Glaucia Dias da Costa, ressaltaram a importância da exposição itinerante. “Não se trata apenas de um deslocamento físico, mas de um gesto simbólico que reafirma a importância da construção conjunta do sindicato e do sindicalismo. Fazer circular a exposição é também reconhecer a relevância dos 50 anos de história da Apufsc, valorizar a presença de cada pessoa que ajudou a construir a história e reforçar a união da categoria docente no estado”, disse Karine.
Imprensa Apufsc
