Brasileiros apoiam estabilidade e avaliação de servidores, aponta pesquisa

Pesquisa Datafolha encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente mostra como o país avalia o funcionalismo público

A maior parte dos brasileiros apoia avaliação e a estabilidade dos servidores e consideram a profissionalização do funcionalismo público como meio para o combate à corrupção. Esse cenário é o que mostra pesquisa Datafolha encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente e divulgada nesta quinta-feira, dia 28.

O levantamento, realizado com mais de 2 mil pessoas em todo o país, mostra que 94% apoiam a avaliação constante de desempenho de servidores, com recompensas ou responsabilizações, e 74% acreditam que a profissionalização do serviço público é um instrumento para combater a corrupção e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

“Os resultados da pesquisa mostram que a sociedade brasileira tem a compreensão de que uma boa gestão de desempenho dos servidores públicos reflete diretamente em melhores serviços prestados à população. Ou seja, quanto mais preparados os servidores públicos estiverem, melhores resultados eles poderão entregar ao país”, afirma Jessika Moreira, diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente.

Outro dado de destaque é que 75% da população considera a estabilidade um mecanismo essencial de proteção contra perseguições políticas. A estabilidade é um dos pontos de receio dos servidores em relação à reforma administrativa em discussão no Congresso. O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), que está à frente dos projetos de lei que serão apresentados sobre o assunto, já garantiu que deve sugerir a criação métodos de avaliação dos servidores sem afetar a estabilidade.

Leia na íntegra: JOTA