Em Florianópolis, a Apufsc-Sindical foi uma das entidades da sociedade civil que convidaram a comunidade para as manifestações
Milhares de pessoas contrárias ao Projeto de Lei (PL) da Anistia e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem foram às ruas neste domingo, dia 21, em todas as capitais do Brasil. Em Florianópolis, a Apufsc-Sindical foi uma das entidades da sociedade civil que convidaram a comunidade para as manifestações, marcadas para as 13h na Ponte Hercílio Luz. O local de encontro, no entanto, amanheceu fechado e com a presença da Polícia Militar, segundo o ND. O governador Jorginho Mello (PL) negou ter determinado o fechamento da ponte.
Também foram registradas multidões em grandes cidades como Salvador, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 33 cidades tiveram atos, destacou a Agência Brasil.
De acordo com O Globo, no Senado, o relator da PEC e o presidente do colegiado que analisará a PEC da Blindagem afirmaram que o texto deve ser derrotado já na sessão desta quarta-feira, dia 24. A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados, estabelece que deputados e senadores só poderão ser processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se houver autorização do Congresso Nacional.
Ainda segundo o jornal, as manifestações também aumentaram a pressão sobre a Câmara para barrar o avanço do PL de uma anistia “ampla e irrestrita”, que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos nos ataques à democracia em 8 de janeiro de 2023.
Pressione os parlamentares catarinenses
A Apufsc-Sindical está mobilizada, junto com o Proifes-Federação, contra o PL da Anistia e a PEC da Blindagem. Por isso, criou uma ferramenta que envia e-mails a deputados e senadores catarinenses, pressionando-os a atuar contra as duas propostas.
Participe da campanha! Preencha seu nome e e-mail e envie automaticamente uma mensagem pressionando os parlamentares.
Imprensa Apufsc
