Proibição de celulares nas escolas melhorou aprendizagem, diz pesquisa

Levantamento mostra mais atenção dos alunos, mas aponta desafios como ansiedade e tédio nos intervalos, destaca o Congresso em Foco

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, dia 23, mostra que a restrição ao uso de celulares nas escolas, sancionada em janeiro de 2025, já tem impacto positivo no aprendizado. Segundo levantamento da Frente Parlamentar Mista da Educação em parceria com o Equidade.info, 83% dos estudantes afirmaram estar prestando mais atenção nas aulas.

O efeito é ainda mais significativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde 88% dos alunos relataram melhora no foco. No Ensino Médio, o índice foi de 70%, apontando maiores desafios nessa etapa. Regionalmente, o Nordeste se destacou, com 87% de avanços no comportamento escolar, enquanto Centro-Oeste e Sudeste registraram os menores índices (82%).

Para o presidente da frente parlamentar, deputado Rafael Brito (MDB-AL), os resultados confirmam a decisão do Congresso ao aprovar a medida por unanimidade. “O resultado que vemos hoje é a confirmação de que a educação precisa ser prioridade, com políticas que cuidem do presente e preparem o futuro dos nossos jovens”, afirmou.

Leia na íntegra: Congresso em Foco