Grupo de dirigentes que deixou a Reitoria da UFSC afirma que não colocou cargos à disposição

Em carta, professores contestam informação divulgada pela Reitoria da universidade

Uma carta destinada ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, no dia 17 de outubro, por um grupo de dirigentes da Reitoria, aponta que, diferente do que foi divulgado pela instituição, eles não colocaram os cargos à disposição.

A carta assinada pela vice-reitora Joana Célia dos Passos, por Eliane Debus, Jacques Mick, João Luiz Martins, Leslie Sedrez Chaves, Luana Heinen e Luiz Carlos Pinheiro-Machado Filho tem uma série de críticas à gestão de Irineu, e é concluída com a seguinte frase: “Em respeito à comunidade universitária e ao projeto eleito em 2022, daremos continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo à frente de nossas pastas. Nosso compromisso é com a UFSC.”

::: Leia a carta na íntegra

A Reitoria da UFSC, por sua vez, publicou a informação de que os dirigentes “colocaram seus cargos à disposição”.

Conforme e-mail enviado pelo grupo à Secretaria de Comunicação da UFSC, com o pedido de retificação da informação, “comunicar ao reitor que não iremos apoiá-lo no projeto de reeleição é um ato de transparência” e “ele optou por exonerar o grupo”.

A carta foi enviada à Apufsc nesta quinta-feira, dia 23, com o pedido de retificação da informação também no site do sindicato.

O que diz o reitor

Na tarde desta quinta, o reitor Irineu Manoel de Souza entrou em contato com a equipe de Imprensa da Apufsc para dar sua versão dos fatos. Conforme o reitor, na última sexta-feira, dia 17, houve duas reuniões presenciais com parte do grupo que assina a carta. Na primeira, somente com o reitor, foi apresentado o documento, manifestado o descontentamento e os presentes, segundo ele, afirmaram que Irineu poderia fazer as substituições se julgasse necessário. No mesmo dia, à tarde, em uma reunião com a equipe da Reitoria, a mesma informação foi dada pelo grupo a todos os presentes.

Na segunda-feira, então, o reitor acionou cada um dos signatários da carta e fez a dispensa após uma conversa presencial, alinhando com eles que seriam nomeados para os respectivos cargos seus substitutos diretos, com exceção do pró-reitor Jacques Mick, que está em viagem à China representando a universidade. Sobre a vice-reitora Joana Célia dos Passos, Irineu afirmou que coube a ele, como reitor, nomeá-la, mas que não será dispensada por ter sido eleita, ao lado dele, pela comunidade acadêmica.

Leia a carta na íntegra:

Imprensa Apufsc