Sede da Apufsc está agora localizada no terreno do Flor do Campus
Na manhã desta quarta-feira, dia 14, a empresa contratada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para realizar a demolição da área dos blocos modulados do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) derrubou a edificação da antiga sede histórica da Apufsc-Sindical, no campus Trindade, em Florianópolis.


O secretário-geral da Apufsc, Romeu Bezerra, lamentou a demolição do prédio. “A primeira e única sede da Apufsc, desde 1975, hoje foi ao chão! Amanhã, num futuro não tão distante, quem se lembrará das histórias ali construídas?”, questionou.
No lugar das 17 edificações que estão sendo retiradas, consideradas pela UFSC, em sua maioria, sem condições de segurança, será feito um boulevard, com a urbanização do espaço, incluindo calçadas, iluminação e bicicletário. “Em nome de algo em francês, a história e a memória da entidade dos docentes da UFSC são destruídas. Sair dali não foi uma necessidade, mas uma imposição. Triste!”, completou Bezerra.
Após meses de tratativas com a Administração Central da UFSC para tentar preservar o prédio do sindicato, o edifício foi mantido no projeto de readequação da área, mesmo após a Apufsc ter apresentado laudos técnicos que garantiam o bom estado da sede.
A obra de demolição e urbanização, que tem prazo de conclusão em novembro deste ano, está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das universidades do governo federal, com uma licitação no valor de R$ 3,5 milhões. Até o momento, a equipe responsável já realizou a demolição de cerca de metade dos 8.186 m² de estruturas da área.
Com a demolição, a Apufsc-Sindical está funcionando desde outubro em uma sede transitória localizada no terreno do Flor do Campus, no mesmo local onde está sendo construída a sede definitiva.


Imprensa Apufsc
