O reajuste na tabela de procedimentos para servidores da UFSC foi realizado pela Unimed em 18 de dezembro de 2025 sem aviso prévio aos beneficiários
Beneficiários do plano de saúde contratado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Unimed podem contatar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para comunicar o aumento de cerca de 48% nos valores da tabela de procedimentos.
Isso pode ser feito de duas formas, por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP): solicitando informações à ANS ou registrando uma reclamação sobre o assunto. A reclamação só poderá ser feita após o beneficiário já ter tentado contato prévio com a Unimed, com registro e protocolo.
Os canais de atendimento da ANS são:
- Para pessoas com deficiência auditiva: 0800 021 2105
- Pelo site: https://www.ans.gov.br/nip_solicitante/
- Por telefone (Disque ANS): 0800 701 9656
A ANS, responsável pela regulação do setor de planos de saúde no Brasil, realiza a mediação entre o beneficiário e a operadora a partir da NIP. No caso da abertura de uma reclamação, a prestadora de serviços deve apresentar resposta ao problema e, caso não haja solução, a demanda pode evoluir para um processo sancionador no âmbito da Agência.
O reajuste na tabela de procedimentos para servidores da UFSC foi realizado pela Unimed em 18 de dezembro de 2025, 16 dias após o início do contrato emergencial, sem aviso prévio aos beneficiários. Os servidores só tomaram conhecimento do aumento e da cobrança retroativa ao receberem a primeira fatura.
Por isso, além das ações individuais, como o contato com a ANS, a Apufsc-Sindical enviou ofício à Reitoria da UFSC solicitando o envio de cópia do contrato emergencial celebrado entre a universidade e a Unimed, bem como da nova tabela alternativa de valores dos procedimentos a ser apresentada pela operadora.
A solicitação tem por objetivo permitir que a entidade sindical acompanhe e contribua com os trabalhos da Comissão Interna que está sendo criada para debater e buscar soluções para a controvérsia apresentada.
Como registrar solicitação na ASN pelo site
1- Acesse o site https://www.ans.gov.br/nip_solicitante/home.xhtml, clique em “Entrar com gov.br” e faça login.
2- Para registrar uma solicitação de informação ou uma reclamação, clique em “Nova solicitação”.

3 – Informe se você já entrou em contato com a Unimed e se possui número de protocolo de atendimento.
- O protocolo pode ser obtido entrando em contato previamente com a Unimed por seus canais oficiais de atendimento (Veja abaixo como fazer).
- Caso possua protocolo, será possível registrar uma reclamação com mediação da ANS.
- Caso não possua, será possível apenas registrar uma solicitação de informação.

4 – Em seguida, no site da ANS, selecione o assunto “Coparticipação e franquia”, clique em “Seguir” e preencha seus dados pessoais.

5- Após o preenchimento, descreva a situação no campo destinado ao relato. Em caso de reclamação, haverá campos adicionais a serem preenchidos.

Como registrar reclamação com a Unimed
1 – Acesse o aplicativo “Unimed – Cliente UGF”. Em Atendimento, selecione “Relatar experiência”, depois “Registrar manifestação” e, em seguida, “Fazer uma nova solicitação”. No campo Assunto, escolha “Financeiro” e registre sua reclamação.
2 – Após o registro, a Unimed fornecerá um número de protocolo de atendimento, que também será enviado por e-mail. Anote esse número e a resposta dada pela operadora. Estas informações deverão ser informadas no momento de registrar a reclamação no site da ANS.
3- Também é possível registrar uma reclamação na Unimed, com geração de protocolo, pelo SAC (Whatsapp): 0800 048 3500
Imprensa Apufsc
