Quase metade dos concluintes de graduação recebeu bolsa ou financiamento

Dos estudantes que chegaram ao último ano da graduação, 48,1% receberam algum tipo de bolsa ou financiamento durante o curso. Outros 15,7% dos concluintes estudam em instituições públicas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na manhã desta sexta-feira (04).

Entre os concluintes desses cursos, 30,3% chegaram ao final da graduação porque conseguiram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), ambos do governo federal. Outros 17,8% conseguiram bolsas e financiamento com a própria instituição privada ou por empresas e organizações não governamentais (ONGs).  

 

Na semana passada, o ministro Abraham Weintraub disse que “não faria nada” para recuperar o Fies. O programa vem encolhendo nos últimos anos, depois que as regras de acesso ao financiamento foram alteradas. Neste ano, 61% das vagas ofertadas para o Fies ficaram ociosas. 

Especialistas em ensino superior defendem que o País precisa ter alguma política de financiamento estudantil, uma vez que as universidades públicas só são responsáveis por 35% das matrículas na graduação.

Dados do Censo da Educação Superior também mostram que alunos com bolsa ou financiamento são os que menos abandonam ou desistem de concluir a graduação. 

Leia: Estadão