CNPq publica nota sobre mudanças no modelo de concessão de bolsas de mestrado e doutorado

“Neste semestre serão mantidas as indicações de bolsistas pelos PPG, seguindo o modelo antigo de quotas, permitindo uma transição gradual”, informa o Conselho

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou uma nota nesta segunda-feira, dia 27, informando sobre a concessão de bolsas de mestrado e doutorado no país. O órgão informa que, durante o primeiro semestre de 2020, serão mantidas as indicações de bolsistas pelos Programas de Pós-Graduação seguindo o modelo antigo de quotas. Assim, a transição será gradual para o novo modelo de concessão. 

O CNPq informa também que, dando sequência à implementação gradual do novo modelo, serão suspensas as indicações de bolsas no modelo de quotas em PPGs a partir de 01/07/2020. As bolsas de mestrado e doutorado no país, em curso, serão mantidas, até o final de suas vigências, nas quotas dos respectivos PPGs. As bolsas recolhidas das quotas, a partir de 01/07/2020, serão concedidas seguindo o novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.

Confira a nota na íntegra abaixo:

Conforme Nota de Esclarecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 17/12/2019, o modelo de concessão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) adotado pelo CNPq encontra-se em processo de reformulação. O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPGs), para um novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.

Durante o 1º semestre de 2020, serão mantidas as indicações de bolsistas pelos PPG, seguindo o modelo antigo de quotas, de modo a permitir uma transição gradual, enquanto o novo modelo de concessão de bolsas é efetivamente implementado. 

O CNPq informa que, dando sequência à implementação gradual do novo modelo, serão suspensas as indicações de bolsas no modelo de quotas em PPGs a partir de 01/07/2020. As bolsas de mestrado e doutorado no país, em curso, serão mantidas, até o final de suas vigências, nas quotas dos respectivos PPGs. As bolsas recolhidas das quotas, a partir de 01/07/2020, serão concedidas seguindo o novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas. 

Dúvidas adicionais poderão ser encaminhadas à Central de Atendimento do CNPq

Imprensa Apufsc