Servidores do Ibama recorrem contra liminar

Na última quinta-feira, dia 17, a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) entrou com pedido de reconsideração na Justiça da liminar concedida por um juiz substituto que determinou a permanência de 50% dos servidores do Ibama trabalhando durante a greve. A atitude, considerada arbitrária, gerou reação imediata nos servidores. Apesar da ameaça de multa de R$5mil por dia às entidades que descumprirem a decisão, a greve do Ibama segue forte em todo o país. A expectativa é de que até segunda (21) um novo parecer da Justiça seja divulgado.

O principal argumento dos servidores contra a decisão considerada abusiva é que não existe legislação que determine de forma arbitrária esse percentual de trabalhadores para executar atividades durante um processo de greve. A Condsef espera que o direito da categoria seja  respeitado.

Mais de 20 estados já confirmaram paralisação de atividades. Os servidores do Ibama lutam pela derrubada da medida provisória (MP) 366, que propõe o desmonte do Ibama pulverizando a execução das políticas ambientais que pode produzir sérios danos ao meio ambiente e a sociedade brasileira.

Em comemoração ao Dia Mundial da Biodiversidade, os servidores do Ibama promovem, em nível nacional, na próxima terça-feira (22), a partir das 9 horas, “empate” simbólico na Esplanada dos Ministérios em protesto contra MP 366/07. O “empate” era uma expressão usada pelo ambientalista Chico Mendes, na década de 80, com a realização de manifestações e protestos pacíficos em defesa da manutenção dos seringais em pé, ameaçados de serem derrubados para atividade pecuária no Acre.  No mesmo horário, serão realizadas atividades nos estados.