Floripa Real reúne movimentos sociais

Com o objetivo de enriquecer o debate a respeito do planejamento da cidade, os Movimentos Sociais organizam um seminário para construir coletivamente o retrato da atual situação de Florianópolis. Nos dias 25, 26 e 27 de julho o Floripa Real vai ser o espaço para troca de experiências entre especialistas, poder público e sociedade civil. O resultado será um documento síntese dos problemas e potencialidades de Florianópolis sob a ótica dos Movimentos Sociais. 

O Floripa Real é uma iniciativa dos representantes da sociedade civil organizada que atuam no Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo (PDP) de Florianópolis. O objetivo é envolver o movimento comunitário, o movimento sindical, ONGs e moradores em geral no processo de planejamento da cidade. O evento faz parte do calendário oficial do PDP e tem apoio financeiro do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) – Prefeitura Municipal de Florianópolis. Os debates serão realizados no auditório Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). 

Durante os três dias de programação, especialistas e lideranças do movimento apresentam painéis em cinco linhas temáticas: transporte/ mobilidade e acessibilidaded+ habitação/regularização fundiária e segurançad+ geração de emprego e rendad+ educação e culturad+ e meio ambiente. Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário serão convidados a compor as mesas. Após as apresentações, o espaço estará aberto para debate.

As atividades serão registradas em vídeo e uma equipe de sistematização vai compor um documento escrito, de forma simplificada, com os resultados das discussões. O relatório e um DVD serão disponibilizados para as entidades dos Movimentos Sociais, para representantes distritais que integram o Núcleo Gestor do PDP e para o público em geral. 

Como atividade preparatória para o seminário Floripa Real, as entidades ambientalistas estarão reunidas no próximo sábado, dia 21 de julho. Oficinas vão tratar de Saneamento Ambiental, Licenciamento Ambiental e Áreas Legalmente protegidas. O resultado das discussões será um diagnóstico ambiental simplificado que será apresentado no painel “meio ambiente” do evento principal. O encontro é aberto e acontece no Plenarinho da Alesc. 

Os organizadores do evento são a União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco), o Fórum da Cidade, a Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (Feec), a Aliança Nativa, o Fórum do Maciço do Morro da Cruz e o Movimento Ilhativa. O projeto foi aprovado em plenária do Núcleo Gestor do PDP e os movimentos sociais têm autonomia para realizar os trabalhos. O Floripa Real é gratuito e aberto ao público .