II Jornada sobre Plano Diretor recebe trabalhos

A II Jornada Universitária O Plano Diretor de Florianópolis e a UFSC já tem data definida. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Representação da UFSC nos debates sobre o Plano Diretor, o evento será realizado nos dias 12 e 13 de setembro no auditório da Reitoria. 

A I Jornada Universitária sobre o Plano Diretor de Florianópolis foi realizada mm maio passado, através da organização de uma conferência e três mesas redondas com a participação de 13 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento correlatas à problemática do planejamento em Florianópolis e com a presença de mais de 250 pessoas. De acordo com o GT, “a primeira jornada marcou a história da UFSC ao reunir, de forma interdisciplinar, pesquisas de sete departamentos diferentes, pertencentes a três centros de ensino, com grande potencial de impacto no planejamento da cidade”. 

OBJETIVOS:

– Expor a produção científica e acadêmica universitária de professores e estudantes da UFSC, tendo como estudo de caso a região conurbada e metropolitana de Florianópolisd+

– Buscar a integração e inter-relação interdisciplinar da produção alcançada, tendo a região de Florianópolis como pano de fundo dos estudos a serem apresentados, cumprindo-se um dos grandes objetivos da universidade desde os anos 60d+

– Apresentar estudos sobre o campus universitário da UFSC e a inter-relação, sob forma de impactos positivos ou negativos, com suas imediações ou bairros vizinhos, indicando soluções à problemática levantada.

A exposição das jornadas deverá contemplar leituras, diagnósticos e análises sobre a realidade histórica e atual de Florianópolis, do ponto de vista dos mais diversos campos do conhecimento, assim como indicar ou inferir caminhos de solução da problemática examinada.