Tabelas Salariais

Nesta quarta-feira, dia 5, representantes do Andes-SN e do Ministério do Planejamento voltam a negociar as reivindicações salariais dos docentes da carreira do ensino superior. Na quinta-feira (6/12), o governo deverá apresentar sua contraproposta aos docentes da carreira de 1º e 2º grau, conforme se comprometeu na última reunião.

A contraproposta apresentada aos docentes do ensino superior, embora tratada pelo governo como proposta final, não compensa as perdas salariais de maneira uniforme e, em alguns casos, sequer repõe a inflação acumulada de 2006 e a inflação projetada para os anos de 2008 a 2010.

Como o Andes-SN vem divulgado, houve avanços nas negociações, como a incorporação das gratificações VPI e GAE ao vencimento básico e a equiparação da GED entre ativos e aposentados. Porém, o governo insiste em separar o processo de negociação dos docentes do ensino superior dos de 1º e 2º grau, uma das principais reivindicações dos professores. 

A contraproposta também retira o incentivo de titulação do vencimento básico. Para a coordenação do Setor das Ifes, isso minimizará os ganhos obtidos com a incorporação da GAE e da VPI. Além disso, a transformação do incentivo de titulação em gratificação o torna instável e os professores poderão perdê-lo a qualquer momento, principalmente ao se aposentarem.

A proposta de remuneração também ainda não é capaz de equiparar a categoria a outras do serviço público federal. Em 2010, os docentes continuarão tendo uma remuneração inferior a dos técnico-administrativos das Ifes.

Clique aqui para acessar a íntegra das tabelas, na versão em pdf do Boletim