Bancos são privilegiados no Brasil, afirma economista

O banco Itaú anunciou esta semana o maior lucro líquido da história dos bancos no Brasil. Em 2007, a empresa lucrou aproximadamente R$ 8,4 bilhões. Uma expansão de quase 100% se comparado a 2006. Com este resultado o Itaú superou o Bradesco, que há duas semanas havia anunciado ganhos de R$ 8 bilhões em 2007.

Segundo o professor de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Reinaldo Gonçalves, os bancos no Brasil possuem uma taxa de rentabilidade muito mais elevada do que a média observada no resto do mundo. 

“Os bancos no Brasil tem tarifas muito elevadas e, em segundo lugar, tem uma taxa de intermediação elevadíssima. Ou seja, aquilo que ele paga pra nós, que depositamos nosso dinheiro lá, e o que eles emprestam, que é o spread bancário, no Brasil é um dos mais altos do mundo”.

Outro fator que beneficia os bancos no Brasil, de acordo com Gonçalves, são “as generosas taxas” de juros utilizados pelo governo para negociar títulos públicos. 

 “Com os juros dos empréstimos muito caros e o fato de que bancos no Brasil, de modo geral, não fazem empréstimos de longo prazo, eles desestimulam o crescimento econômico, são os principais inimigos do crescimento brasileiro, portanto da geração de emprego”.

Gonçalves ainda criticou o acordo firmado pelo governo que permite aos bancos ajustar suas tarifas a cada seis meses, enquanto os trabalhadores, quando muito, têm reajuste anual.