Enfim, a nova sede!

A discussão em torno da construção da nova sede da Apufsc está sendo reiniciada, depois da realização da Assembléia Geral em 27 de março passado. Nova Assembléia, agora marcada para o dia 8 de maio, tem a questão como ponto de pauta. A próxima edição do Boletim da Apufsc vai aprofundar o debate sobre o tema. 

Desde sua fundação, a Seção Sindical funciona em sua sede atual, em frente ao CFM, em uma edificação que já não atende às necessidades da entidade. 

Em 1985, pela primeira vez, foi obtida cessão de uma área junto à Aasufsc (Associação Atlética dos Servidores da UFSC). Foi elaborado o projeto arquitetônico, mas não se conseguiu viabilizar a construção e a Apufsc acabou perdendo a área. Em 1992, uma Assembléia Geral destinou para a construção de nova sede os recursos provenientes de 1/3 dos honorários pagos por parcela dos professores quando do recebimento de parte devida da URP. 

O dinheiro foi aplicado em caderneta de poupança todos estes anos e só começou a ser retirado no final de 2003 para o custeio dos projetos necessários à execução da obra. A área em que será construído o prédio foi cedida pelo reitor em 2001. No entanto, como houve contestação por parte do Conselho da Unidade do CCE, ocorreram diversas negociações até que a área foi definitivamente liberada com a homologação pelo Conselho de Curadores em 2003.

A construção da nova sede foi tema de vários boletins – nº 494 (09/08/04), nº 495 (17/08/04), nº 496 (23/08/04), nº 520 (11/04/05), 530 (20/06/08) –, os quais estão disponíveis na íntegra no site da Apufsc (www.apufsc.ufsc.br). 

Também foi ponto de pauta de assembléia realizada em 19 de agosto de 2004. Naquela ocasião, deliberou-se o seguinte: “A Assembléia Geral da Apufsc, na última quinta-feira, discutiu o projeto arquitetônico para a nova sede da Apufsc, seu custo e a proposta da diretoria para o seu financiamento. Os presentes foram unânimes em definir que o debate sobre o assunto deve prosseguir por mais algum tempo entre os professores para que seja possível uma tomada de decisão mais amadurecida. A assembléia recomendou que, como já ocorreu nos dois últimos números do boletim, este seja o veículo principal para a divulgação de esclarecimentos e a promoção do debate”. 

Recuperando as informações já divulgadas, em agosto de 2005, ainda na gestão anterior, foi realizada a escolha da proposta arquitetônica, através de um concurso aberto aos professores da UFSC. 

Os projetos executivos foram desenvolvidos pela equipe vencedora do concurso e foram estudadas as propostas de empreitadas para a realização da obra. As avaliações levaram em conta os preços, as qualidades das obras já executadas pelas empresas pretendentes, e a capacidade técnica e a idoneidade das mesmas. Ao cabo de árduo processo de trabalho, foi escolhida a firma A.S. Ramos Construções Ltda. para a empreitada da obra. O custo inicial da construção do prédio de 1.178,79 m2 foi orçado em R$ 1.613.766,50 (valores de 2005). Alguns professores criticaram o valor e questionaram a necessidade da construção naquele valor orçado. O Boletim da Apufsc nº 530, de 20/06/05, informava que a diretoria desta Seção Sindical havia se reunido com os autores do projeto arquitetônico e discutido alterações na proposta que representariam uma redução de 30% nos custos. O assunto estava pautado para voltar à discussão em nova Assembléia Geral, mas acabou não acontecendo. 

Construir uma sede é uma das tarefas consideradas prioritárias pela atual diretoria. Porém também prioritário é discutir este assunto e fazer da construção da sede realmente um processo coletivo. 

Para isso, a diretoria está convocando a realização de uma Assembléia Geral para o dia 8 de maio, onde se apreciará o início da construção da nova sede da Apufsc. Para que todos possam estar suficientemente esclarecidos, a próxima edição do Boletim da Apufsc vai aprofundar o debate sobre o tema.