UFSC oferece programa de preparação para a aposentadoria

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o Programa de Preparação para a Aposentadoria (Aposenta-Ação).

O projeto desenvolve atividades em grupo com pessoas que estão próximas da data de aposentadoria ou tenham se aposentado recentemente. O objetivo é prevenir os problemas que a aposentadoria não planejada pode trazer. Para isso, são feitas reflexões e planejamento desta nova etapa de vida.

Além de ser orientado para um trabalho de autoconhecimento, revisão de prioridades e elaboração de novo projeto de vida, o participante do projeto poderá, por meio de trocas de experiências, descobrir novas oportunidades de inserção social.

O projeto é gratuito e destinado à comunidade. Será ministrado pelas estudantes de psicologia Simone Ritter e Júlia Laitano, sob a orientação da professora Dulce Helena Penna Soares, especialista em orientação profissional e de carreira. O programa inclui também a participação de profissionais de outras áreas. O grupo de participantes tem de 15 a 20 pessoas.

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 24 de abril, das 8h às 20h, no Serviço de Atendimento Psicológico da UFSC, que fica próximo ao Centro de Convivência.

As reuniões acontecerão semanalmente, às segundas-feiras, das 13h30min às 16h, durante oito encontros. A data prevista de início é 27 de abril.