Apufsc discute confisco salarial com reitor

Em audiência ocorrida no final da tarde da última sexta-feira, dia 22, a Apufsc, representadas pelos professores Armando Lisboa e Rogério Portanova, discutiu com o reitor da UFSC, Álvaro Prata, a proposta de realizar um seminário sobre os ganhos judiciais dos professores das Ifes no dia 24 de junho, na UFSC.

A idéia é que o evento reúna reitores e associações docentes, notadamente as que enfrentam este problema mais diretamente, como UFSC, UFRJ, UnB, UFRGS e UFC, para avaliar a situação e buscar alternativas jurídicas, políticas e administrativas para superar os impasses.

O reitor da UFSC se comprometeu em levar a proposta para a reunião de Andifes que acontece nesta semana em Brasília e conversar com os reitores das universidades diretamente envolvidas com a questão sobre a possibilidade de se viabilizar o debate. A Apufsc, por sua vez, vai se encarregar de articular a realização do evento com as demais ADs.

Na reunião, a Apufsc também manifestou sua preocupação com a situação dos professores dos colégios agrícolas – desvinculados da UFSC recentemente – que desejam continuar na universidade. O professor Paulo Afonso Lins Rossal, do Colégio Agrícola de Araquari, expôs as tratativas que estão sendo encaminhadas com o Colégio de Aplicação e outros setores da UFSC e da Reitoria para absorver estes docentes. Prata manifestou seu apoio e se colocou à disposição para construir e amadurecer uma alternativa mais concreta.

O professor Itamar Aguiar, do CFH, também participou da reunião e expôs a preocupação da Apufsc com os problemas enfrentados pela TV Cultura, fora do ar desde janeiro, e propôs que a UFSC apoie a realização da conferência nacional de comunicação no segundo semestre na universidade.

Outros dois pontos foram discutidos rapidamente ao final da audiência. O primeiro se refere à possibilidade da UFSC fazer o repasse de 60 reais à Apufsc por professor sindicalizado que permanece utilizando os convênios médicos oferecidos pela entidade. O valor é a contrapartida do governo federal aos planos de saúde fechados pela universidade e serviria para reduzir os custos para os professores que fazem uso dos convênios da Apufsc.

Sobre a possibilidade de cobrança do imposto sindical dos professores – um dia de trabalho debitado compulsoriamente de todos os trabalhadores no mês de março de cada ano –, o reitor ficou de se informar melhor sobre as orientações emitidas pelo governo federal e comunicar à Apufsc posteriormente. A entidade quer garantir que o desconto não seja efetivado.