Aposentados, passado e futuro, na Apufsc

Os Professores Aposentados da UFSC e sócios da Apufsc que atenderam ao convite do Diretor de Aposentadoria da Apufsc se reuniram, na sede, no dia 27/08/09 para examinar a pauta sugerida: incorporação de quintos e décimos de gratificações de FCs, FGs e CDs às remunerações mensais dos aposentados.

A lista de assinaturas dos presentes à reunião foi fechada com dezessete (17) assinaturas, mas, alguns professores presentes se esqueceram de assiná-la. Em nossas contas devemos ter-nos reunido com em torno de 25 professores.

Apresentamos um informe geral sobre os diversos assuntos de nosso interesse e situamos as características da pauta em exame, sugerindo algumas especulações para motivar a reunião e a participação dos interessados.

Contamos com a presença do prof. Airton, da UFMT, ex-diretor de sua AD que manifestou especial interesse no assunto e nos aportou esclarecimentos e o estado da arte, até o momento, no campo da administração e no jurídico, relativamente a esse assunto.

Depois de boa troca de idéias e de falas de diversos Professores, expondo os seus enfoques sobre a incorporação das diversas gratificações às remunerações dos Aposentados, concluímos com a síntese dos encaminhamentos que estamos conduzindo e que apresentamos abaixo aos Professores, pelo Boletim e página da Apufsc:

1. Encaminhar consulta à Reitoria da UFSC solicitando a lista dos Professores Aposentados com gratificações incorporadas ou com direito a elas, além de outras informes e dados que a Reitoria possa nos fornecer. Isto já foi encaminhado e aguardamos a resposta do RH da UFSC para breved+

2. Visitar o Sintufsc para saber como eles tratam esse assunto junto aos seus associados e perante a UFSC, a Justiça, a Fasubra e politicamented+

3. Bem definido, legalmente e bem enquadrado o assunto, encaminhar uma consulta técnica ao advogado da Apufsc para obter uma nota técnica e ver o que se pode fazer na Reitoria da UFSC, Siape, MPOG, etc. Aguardamos a resposta do RH para ver se, judicialmente, há direito à ação judiciald+

4. Consultar à AD da Universidade Federal de Santa Maria sobre os encaminhamentos deles sobre esse assunto, visto que eles têm ação judicial correndo sobre esse problemad+

5. A luz do que se tiver de conhecimento e clareza, buscar fazer os encaminhamentos políticos, junto ao governo, Andifes, Proifes, Andes, etc., que sejam cabíveis.

Alem do mais chamaremos os Aposentados, em geral, para uma nova reunião, na Apufsc, para tratarmos desse e de outros interesses dos Aposentados e sócios da Apufsc. Queremos tratar de questões que envolvem a aplicação do art. 192 do RJU para os Aposentados, a isonomia entre ativos e aposentados, o enquadramento e/ou reenquadramento na carreira, após a inserção das categorias de Associado e, no futuro imediato a de Sênior e preceptor, relativizando a posição dos que se aposentaram depois de vários anos na carreira como Adjunto IV – com Doutorado ou com Mestrado – e quando tinha, acima, na tabela, apenas o Titular. Agora encontram quatro níveis de Associado e, ao que parece, no futuro próximo, mais outros quatro níveis de Professor Sênior e preceptor, acima dos antigos adjuntos IV, etc.

E, desejamos adiantar algumas conversas com os sócios aposentados sobre a nova sede para a Apufsc, no campus ou fora dele, sobre a transformação da Revista Plural em Jornal Plural, JA!, mensal ou bimensal, aberto a artigos e reflexões de todos os professores, etc.

Mais adiante faremos a nova chamada aos professores aposentados, pelo Boletim da Apufsc, sugerindo a data e o local da próxima reunião. Esperamos contar com todos os que tiverem interesse nos assuntos sugeridos.

Diretor de aposentadoria da Apufsc