Florianópolis realiza Conferência Municipal de Educação nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira, dia 25, em Florianópolis, a  Conferência Municipal de Educação de Florianópolis (Conae). O evento será realizado a partir das 8 horas até às 18 horas no Clube 12 de agosto, na avenida Hercílio Luz, no Centro da capital, e vai debater o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”. Todos os municípios da Grande Florianópolis participarão, reunindo cerca de 1.500 pessoas.

Coordenado pelo Ministério da Educação, a Conae tem como principal meta construir as políticas para educação, com ampla participação de diferentes segmentos e setores sociais. A etapa municipal, única aberta à comunidade, vai eleger os 489 delegados, entre gestores,trabalhadores, pais e conselhos, para participar da etapa regional, que acontecerá em São José, nos dias28 e 29 de setembro. Só quem participar da etapa municipal pode ser eleito para o evento estadual

A finalidade da Conae é apresentar propostas para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação, passando pelas etapas municipais, regionais e estaduais, culminando com a Conferência Nacional de Educação, programada para abril de 2010, em Brasília e que servirá de base para a revisão do Plano Nacional de Educação.

O SistemaNacional Articulado de Educação propõe que todos os sistemas tenham as prioridades definidas e alcancem os objetivos da educação nacional, que por sua vez, visa a alfabetização de todos os brasileiros.

A Conferência Estadual será realizada de 13 a 15 de outubro no Centro de Convenções da UFSC, com participação prevista de 1.200 delegados. A Conae é de responsabilidade do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, que designou a coordenadora Marta Vanelli para coordenar os trabalhos juntamente com uma comissão organizadora formada por mais de 20 entidade. está sendo coordenada

A Conferencia Estadual de educação será realizará nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2009, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina, e deve contar com a participação de 1200 delegados(as) de todos os segmentos que vai aprovar propostas a serem enviadas para a Conferencia Nacional de Educação em final de março de 2010 em Brasilia.

A coordenação da Conae em Santa Catarina está sob a responsabilidade do Conselho Estadual de Educação que designou a conselheira Marta Vanelli para fazer o trabalho de junto com a comissão organizadora onde participam mais de 20 entidades.

Mais informação através do site http://www.conae-sc.fepese.ufsc.br