Abstenção na UFSC aumenta

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chegou ao fim, ontem, depois de três dias de provas. Neste ano, 6.058 inscritos não compareceram às provas. A divulgação do resultado vai aguardar a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para 5 de fevereiro.

O índice de abstenção foi de 18,52%, enquanto que no ano passado ficou em 13,97%. O presidente da Comissão Permanente do Vestibular, Júlio Szeremeta, afirmou que o aumento de desistências era esperado, por causa da data do vestibular, marcada para o último final de semana possível de 2009. Os estudantes têm o dia de hoje para entrar com recursos.

Ontem, os candidatos responderam seis questões discursivas e fizeram a redação. A estudante Marcela Smolenaars, que mora no Rio Grande do Sul, considerou o último dia o mais fácil. O candidato Guilherme Richter, 17 anos, do Paraná, também achou o terceiro dia tranquilo. Entre as provas mais difíceis, ele apontou a de física, aplicada no segundo dia.

O vestibular 2010 teve 32,5 mil inscritos e ofereceu 6 mil vagas em 82 cursos. No anterior, foram 30.854 candidatos para 4.581 vagas em 70 cursos. Entre as graduações apresentadas neste ano estão Geologia, Arquivologia, Engenharia de Mobilidade e Ciências Rurais. O gabarito das provas foi divulgado ontem.