Professores das federais terão reajuste em julho

Em julho próximo os professores têm a última etapa da correção salarial prevista pela lei 11.784, de 2008, resultado de um processo de negociação salarial com o Proifes, em 2007.

A lei previa a mudanças na estrutura de remuneração da carreira docente, com reajustes em março de 2008, fevereiro de 2009 e em julho de 2010.

As tabelas com os reajustes podem ser conferidas aqui (em pdf)

A tabela 1 apresentada nesta página, mostra os valores dos proventos que passarão a vigorar a partir de julho, bem como o índice de reajuste na comparação com a remuneração atual.

A tabela 2 traz os índices de reajuste e os salários que deverão ser pagos aos professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) a partir de julho próximo.

A tabela 3 mostra os salários de outras carreiras da União, para efeitos de comparação. Observa-se que a formação pós-graduada não é levada em conta na composição dos salários do serviço público federal. Além disso, os doutores que atuam na área da educação têm salários inferiores em até 50% aos dos doutores que estão em CEampd+T, Inmetro, Inep, etc. Quando se avalia, além da formação, que os professores atuam em dedicação exclusiva, fica ainda mais evidente a desvantagem salarial.