Comissão de Seguridade da Câmara discute crise financeira dos HUs

A Comissão de Seguridade Social realiza audiência nesta quinta-feira para discutir soluções para a crise financeira dos hospitais univeristários. O debate foi proposto pela deputada Solange Almeida (PMDB-RJ).

A parlamentar explica que, entre outras medidas, serão discutidos o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais e o acórdão 2813/09 do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou uma série de medidas depois de auditorias em unidades em vários estados.

Solange Almeida argumenta que os hospitais universitários são unidades de saúde especializadas e, em alguns casos, centros de referência regionais, além do evidente papel nas área de pesquisa e de formação de recursos humanos na área de saúde.

Falta de verbas

Ela lembra que os Ministérios da Educação e da Saúde têm destinado verbas complementares que amenizam os problemas em curto prazo, mas não modificam de forma decisiva o quadro de endividamento desses hospitais. “A crise nos hospitais universitários vem se arrastando há muito tempo e para garantir qualidade no atendimento ao público, eles dependem da contratação imediata de servidores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assim como aumentar o numero de leitos nos hospitais.

Convidados – Foram convidados para o debate:

– o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da Uniãod+

– a coordenadora geral da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras , Léia de Souza Oliveirad+

– a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagasd+

– a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbierod+ e

– representantes dos ministérios da Saúde e da Educação.

A audiência está marcada para as 9h30 no plenário 7.