UFSC fica em 28º lugar em índice do MEC

O Ministério da Educação divulgou, no último dia 17, o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2176 instituições de ensino superior brasileiras, 229 públicas e 1947 privadas.  Entre as instituições catarinenses avaliadas, apenas o Centro Universitário Municipal de São José (USJ) alcançou o conceito cinco, nota máxima do indicador do MEC. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram avaliados 43 cursos e a instituição figura em 28º lugar na lista, com nota quatro. Em 2009, a UFSC estava em 20º lugar entre as melhores universidades do país.

Entre os catarinenses, o terceiro lugar é ocupado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) que, na 47ª posição, se apresenta como o melhor instituto brasileiro. A melhor universidade particular do estado, segundo o índice, é a Univali que ocupa a 212ª colocação na lista. O índice é organizado em notas que variam de um a cinco. O desempenho das instituições que apresentam conceito um e dois é considerado insatisfatório e as instituições que alcançam nota igual ou maior a três é considerado satisfatório.  O MEC anunciou que 70 instituições que apresentaram conceito insatisfatório devem passar por um processo de revisão, que prevê o congelamento de vagas e a proibição de novos cursos.  Entre elas, duas catarinenses: a Faculdade de Tecnologia do Senai de Luzerna e a de São José. Ao todo, 13 universidades do Estado apresentaram conceito dois.

Entre os cursos da UFSC, a pior nota ficou com as graduações em Medicina e em Serviço Social. Ambos apresentaram Conceito Preliminar de Curso (CPC) dois, índice considerado insatisfatório pelo MEC. Na lista, ainda figuram como “sem conceito” os cursos de Zootecnia e Enfermagem. A sigla SC é atribuída quando um ou mais dos itens que compõem o CPC não são apresentados, portanto o curso fica sem nota.

Além da nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a avaliação leva em conta outros aspectos como a infraestrutura e a qualidade do corpo docente de cada instituição.