Sindicato constitui sede na Universidade Federal da Fronteira Sul

A Apufsc-Sindical deverá, em muito breve, constituir uma sede na Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus de Chapecó, possibilitando aos nossos colegas da UFFS de terem a sua representação sindical.

Os professores da UFFS, usando o princípio da liberdade sindical, podem fundar um sindicato próprio, intermunicipal, e independente, sem ferir o princípio constitucional da unicidade.

Estamos convidando os professores da UFFS, atuando no Campus de Chapecó, a filiarem-se à Apufsc-Sindical, sem, todavia, negarmos em momento algum o direito à escolha da forma de organização sindical destes professores, que é um assunto de competência exclusiva e a ser decidido por nossos colegas da UFFS. O que não é possível é a Andes representar sindicalmente estes professores no território do Estado de Santa Catarina, pois infringiria o inciso II do Artigo 8 da Constituição Federal.

No fundamental, se os colegas da UFFS optarem por construir um sindicato intermunicipal independente, prontificamo-nos a apoiar este processo no que for preciso do ponto de vista logístico, político, jurídico e financeiro e, também, como uma guarida de proteção nesta transição, enquanto os colegas ainda não tenham definido a sua representação sindical. Mas, se o seu desejo for o de integrar a Apufsc-Sindical, nossa entidade atenderá todas suas demandas trabalhistas do campus Chapecó da UFFS.