Oficializada a criação do Movimento Docente Independente e Autônomo

O Movimento Docente Independente e Autônomo das Instituições Federais de Ensino (MDIA) já é realidade. A Entidade, formada por sindicatos e associações de professores, foi criada com a finalidade de defender os interesses de seus filiados e, de acordo com o Estatuto, tem como objetivos a defesa da dignidade dos professores, ativos e aposentados, lutar por melhores condições profissionais e salariais, pela qualidade do ensino superior no Brasil, pela transparência na gestão da IFES e representar os filiados junto à Administração Pública Federal em processo de negociação coletiva.

Até o momento, o MDIA conta com quatro sócios: Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical)d+ Associação dos Docentes da Universidade Federal de Itajubá (Adunifei)d+ Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh) e Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb). No dia 16 de outubro aconteceu uma reunião, em Florianópolis, para definir os membros da diretoria colegiada. O coordenador de Relações Intersindicais e Institucionais será José Lopes de Siqueira Neto, da Apubh. Para coordenador Jurídico e de Secretária foi escolhido Rogério Portanova, representando a Apufsc-Sindical. A coordenação Administrativa e Financeira ficou com Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva, da Adunb e o conselheiro fiscal será Gerson Renzetti Ouriques, da Apufsc.

Na primeira semana de novembro, os membros reúnem-se em Brasília para traçar o plano estratégico de atividades para os dois próximos anos nas áreas jurídicas, política e sindical.

De acordo com o Estatuto do MDIA, serão admitidos como sócios os sindicatos e associações de professores de Instituições Federais de Ensino que solicitarem sua filiação em oficio encaminhado à direção.

O MDIA é uma associação civil de direito privado e caráter intersindical e interassaciativo, sem identidade político-partidária e religiosa, para fins não econômicos e duração indeterminada. A Entidade será custeada pelas entidades filiadas, distribuídos os custos mensais apurados de acordo com a disponibilidade financeira de cada filiado.