Entre as 50 melhores escolas no Enem 2011, apenas 3 são públicas

Entre as 50 escolas de melhor nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, apenas três são escolas públicas –todas elas federais. Clique aqui e confira as notas .

O colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa é a melhor colocada –está em 8º no ranking. Em seguida, está o colégio de aplicação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), em 29º e o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), em Vitória (40º).

Entre as 50 melhores do país, 15 são do Estado de São Paulo. O Colégio Objetivo integrado, de São Paulo, obteve a melhor nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado.

O desempenho das escolas de todo o país foi divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação.

Segundo dados da pasta, a média dos alunos do Objetivo Integrado no Enem foi de 737,1 pontos –ao todo, 42 alunos do ensino médio da escola fizeram o Enem. Eles correspondem a 100% dos alunos do colégio. A nota corresponde à média das quatro provas objetivas do Enem (ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas). A nota da redação não está considerada na média divulgada hoje.

SELEÇÃO

O MEC divulgou o desempenho de 10.076 escolas, o que corresponde a 40,56% do universo total. A divulgação considerou apenas as escolas em que ao menos 50% dos concluintes do ensino médio participaram do Enem no ano passado. Além disso, esses colégios devem ter um mínimo de 10 alunos no último ano do Ensino médio.

Equotd+O objetivo desse trabalho não é o ranking. O objetivo desse trabalho é de análise diagnóstica. Nós estamos comparando escolas que têm condições absolutamente distintas, especialmente aquelas que selecionam e não selecionam [seus alunos]Equotd+, disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação), em coletiva de imprensa.

Equotd+Não dá para comparar colégio que seleciona e colégio de porta aberta. A chance de melhor resultado [naquelas que selecionam] é muito maiorEquotd+, completou, afirmando que entre as melhores federais, há seleção de estudantes.