Editorial

Nesse reinício das atividades acadêmicas damos boas vindas a todos, e fazendo uso desse espaço, brevemente pontuaremos algumas das ações que farão parte da nossa frente de trabalho para o ano de 2013.

Para darmos início à nossa conversa, sabemos que o ano de 2012 foi marcado por um período de luta do movimento docente que culminou na greve, a qual resultou em reajuste diferenciado para professores e servidores. No entanto, ainda que tenha havido progresso, continuamos a identificar problemas na carreira, como por exemplo, a paridade e o acesso aos diversos níveis. Ademais, alguns direitos anteriormente consolidados vêm sendo injusta e indevidamente retirados. Portanto, tais questões são merecedoras de atenção por parte dos Grupos de Trabalho e do Departamento Jurídico da Apufsc-Sindical e de outros sindicatos e associações solidárias para que juntos possamos encontrar uma forma de barrar as supressões e injustiças perpetradas contra a categoria dos servidores públicos.

Como segundo ponto, podemos mencionar questões relativas à representação da categoria, como no caso da Portaria 1790, de 14 de novembro de 2012, sobre o plano de saúde complementar dos professores, na melhoria das condições de trabalho, carreira, de mérito e de assédio moral, além da discussão do mérito no sistema de ensino, pesquisa e extensão para mantermos e alcançarmos a necessária qualidade de ensino que tanto tem dignificado a nossa categoria e a nossa Instituição.

E, finalmente, surge como importante a revitalização e profissionalização do nosso Sindicato em todas as áreas (departamentos) tais quais: aposentados, convênios, eventos, financeiro, jornalismo, jurídico, secretaria da diretoria, secretaria financeira, serviços gerais na sede e nos Campi de Curitibanos, Araranguá e Joinville e ações impetradas pelo grupo gestor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Nesse sentido contamos com a participação ativa de todos – nossos colaboradores, professores, aposentados e pensionistas, grupos de trabalho, Conselho de Representantes, Conselho Fiscal e o Grupo Gestor – para construirmos espaço de interlocução e contribuição por meio de nossa página virtual, Twitter e também contato por e-mail com membros da nossa diretoria. Nosso intuito é afinar nossos fazeres e ações para que possamos contribuir na construção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, para nós e para futuras gerações.

Reiteramos nossos votos de um reinício de ano letivo cheio de esperanças, cumplicidade e de lutas para que continuemos construindo um sindicato forte, autônomo, independente e uma Universidade Republicana.

A Diretoria da Apufsc-Sindical