Sugestões para a criação de normas para a promoção à Classe de Professor Titular

A Diretoria da Apufsc encaminhou à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) as sugestões para a criação de normas para a promoção à Classe de Professor Titular de Carreira na Universidade, conforme texto abaixo:

“Nós, da Diretoria da Apufsc-Sindical, ao mesmo tempo em que agradecemos a oportunidade de enviar sugestões para a criação de normas para a promoção à Classe de Professor Titular de Carreira na UFSC, viemos apresentar-lhe as propostas coletadas junto aos professores de nossa Universidade.

Esclarecemos que tais propostas são o resultado de um questionário aplicado pelo site da Apufsc-Sindical. Deixamos claro, também, que o questionário respeitou fielmente a Portaria 982/MEC/2013, não sendo aceitas propostas que a ferissem.

é nosso entendimento que a presente proposta deve ser considerada, em sua aplicação, por um período determinado. A progressão deverá adquirir um grau crescente de exigibilidade para que venha a funcionar como um instrumento de qualificação da Universidade.
A seguir, listamos as propostas que receberam maior adesão:

1- Sobre os Critérios de Avaliação
a) Os critérios de avaliação do artigo 5o da Portaria 982/MEC/2013 devem ser aplicados. No entanto, devem ser respeitadas as especificidades de cada área, sendo obedecidos os critérios da CAPES expostos no “Documento de EAacuted+rea” da referida entidade.

b) A análise da produção intelectual não deverá estar no mesmo nível de exigência do Pesquisador 1 do CNPq.

Segundo alguns professores, alguns departamentos possuem pós-graduação há muito pouco tempo e seus professores não poderão ter orientado teses de Doutorado, por exemplo. Isto não significa que o professor nessas condições não tenha trabalhado arduamente no cumprimento de suas obrigações.

c) A avaliação do desempenho deve privilegiar ensino, pesquisa, extensão e administração, respeitando a prevalência de qualquer uma dessas atividades, conforme o perfil do docente.

d) Na Avaliação de Desempenho (não confundir com o Memorial Descritivo) poderá ser utilizada a atual tabela da Resolução 018/CUn/2006. No entanto, o número mínimo de pontos para a progressão deverá ser superior a 36 (requisito para professor associado), ficando em torno de 40 pontos.

2- Sobre o Memorial
a) O Memorial deverá abranger toda a vida profissional do professor, além de ser devidamente documentado.

b) As atividades descritas no Artigo 5o da Portaria 982/MEC/2013 deverão ser computadas pela UFSC de forma numérica e qualitativa.

3- Sobre a Comissão de Avaliação
a) A Portaria 982/MEC/2013 exige que as comissões de avaliação sejam compostas por Professores Titulares Doutores da área de atuação do professor, ou, excepcionalmente, de área afim. Menciona também percentuais para essa composição (75% externos). Sendo assim, sugere-se que as comissões de avaliação sejam compostas por 3 membros externos à UFSC e 1 da própria UFSC.

b) Poderão participar das comissões de avaliação Professores Titulares Doutores aposentados.”