Deliberações na Assembleia Geral foram inviabilizadas por falta de quórum

A Assembleia Geral Extraordinária dos professores filiados à Apufsc-Sindical, convocada para o dia 16 de julho, não foi realizada por falta de quórum. No total, 86 docentes participaram do encontro, mas o Estatuto do Sindicato determina que para ser instalada a assembleia é necessária a participação de no mínimo 5% do total de filiados. Atualmente, esse número significa pouco mais de 130 sindicalizados. O encontro foi transmitido ao vivo para as sedes da Apufsc no interior do estado para que os professores dos campi da UFSC de Araranguá, Curitibanos e Joinville pudessem participar das discussões.

Na pauta para a assembleia estava a greve nas universidades e a proposta de reajuste salarial, além do processo de eleição para Reitoria da UFSC e encaminhamentos.

O encontro não teve caráter deliberativo e seguiu como uma reunião da categoria. Foram feitos informes locais e nacionais, avaliações das negociações com o governo e das propostas que estão sendo defendidas pelo Proifes e pelo Andes, além da contraproposta apresentada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A Assessoria Jurídica da Apufsc também fez uma explanação sobre a ação ajuizada contra decisão do Conselho Universitário (CUn) que regulamentou o processo informal de consulta às categorias integrantes da comunidade universitária pelas entidades associativas e sindicais representativas desses segmentos. Vários professores opinaram sobre os assuntos abordados.

Ficou definido que na próxima segunda-feira (20) a Comissão de Mobilização e o GT de Política Sindical vão se reunir para definir as estratégias que serão tomadas a partir de agora.

Assista os debates aqui

Proposta do Proifes

Proposta do Andes

Contraproposta do MPOG