Etapa Estadual da Conferência Nacional Popular de Educação tem recorde de público na UFSC

Mais de mil participantes da Etapa Estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) se reuniram no último sábado, 10 de março, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio de inúmeras entidades da Sociedade Civil.

O Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC) definiu seu apoio à CONAPE 2018 em reunião ordinária em 12 de julho de 2017. Elegeu como objetivo organizar e manter a mobilização popular em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, bem como promover o monitoramento dos planos estaduais e municipais de educação. Nessa direção, organizou em Santa Catarina 11 conferências regionais de Educação, entre os meses de outubro de 2017 e fevereiro de 2018, processo que culminou no dia 10 de março, com a realização da CONAPE SC em Florianópolis.

Participaram desse processo segmentos educacionais, movimentos sociais, entidades que atuam na área da educação, profissionais e população em geral, dispostos a contribuir para a melhoria da educação.

Um dos objetivos de destaque do evento foi o de mobilizar a sociedade catarinense para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, além de propor políticas e ações que indiquem responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos e os sistemas de educação.

O pró-reitor de Graduação da UFSC, Alexandre Marino Costa, realizou a abertura dos trabalhos, tornando público seu apreço à todas as entidades que de forma aguerrida abraçaram todo este processo, toda comunidade acadêmica da UFSC e ao Fórum Estadual de Educação, pelas parcerias tão bem sucedidas com nossa Universidade . Destacou também, que “a luta, mobilização, pela educação pública, inclusiva, diversa e democrática é válida e legítima hoje e sempre”.

Compuseram a mesa: coordenadora do Fórum Estadual de Educação, representante da Udesc, do parlamento estadual e federal que presidem as comissões de educação, representantes sindicais, dos movimentos sociais, estudantil, dos pais/mães e responsáveis pelo estudantes. Os posicionamentos evidenciaram a importância da proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

A pedagoga Rute da Silva, coordenadora de articulação da formação inicial e continuada dos profissionais da educação básica vinculada à Prograd/UFSC, que também participou de todo processo de construção desde 2017, tem o entendimento de que “a mobilização popular é elemento fundamental para que as metas traçadas nos Planos Nacional, Estadual e Municipal sejam asseguradas”.

A programação contemplou duas Conferências iniciais, tais quais: “A importância da CONAPE na conjuntura Nacional” – proferida pelo jurista Eugênio José Guilherme de Aragão e  “A escola pública e o Plano Nacional de Educação, proferida pelo professor Luiz Fernandes Dourado.

Na continuidade dos trabalhos, no período vespertino, a aprovação do regimento da CONAPE SC e discussão e aprovação das emendas realizadas ao documento básico nas CONAPES regionais. Ao final dos trabalhos, foi procedida a eleição dos delegados à etapa nacional que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2018, em Belo Horizonte (MG).

 

Fonte: Agecom/UFSC