Instituições acadêmicas criticam corte no orçamento de Ciência e Tecnologia

Entidades ligadas à ciência no país divulgaram, na segunda-feira (1), uma carta criticando os cortes no Orçamento. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi um dos mais atingidos: dos R$ 5 bilhões previstos para o ano de 2019, R$ 2,1 bilhões foram retidos e não poderão ser destinados a projetos relativos à pasta. As instituições defendem que cortar gastos não é a única maneira de reduzir a dívida pública. Também reforçam que é  investindo em pesquisa e desenvolvimento que o aumento do PIB se torna possível.

Segundo o documento, o MCTIC já estava com um orçamento extremamente reduzido em 2019 devido aos sucessivos cortes dos últimos anos. Antes da retenção de recursos ser anunciada, o CNPq já havia previsto que só conseguiria pagar bolsas até o mês de setembro. “As novas restrições orçamentárias atingem a integridade do programa de bolsas, fonte da formação de novos pesquisadores”, alerta a carta.

“É a produção científica que permite enfrentar epidemias emergentes, aumentar a expectativa de vida da população, buscar novas fontes de energia, garantir a segurança alimentar, estruturar empresas inovadoras com protagonismo internacional, reforçar a segurança nacional e aumentar o valor agregado das exportações. Com o corte orçamentário todas essas atividades serão inviabilizadas”, afirmam as instituições.

O documento foi encaminhado aos ministros Marcos Pontes, do MCTICd+ Almirante Bento Costa Lima Leite, do Ministério das Minas e Energia (MME)d+ Paulo Guedes, da Economiad+ Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civild+ ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbred+ e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

A carta é assinada pelas seguintes entidades:  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CTEI (Consecti), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Fórum Nacional  de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação . 

Leia Mais: Jornal da Ciência