Claudio Melo, professor do CTC, morre aos 64 anos

Pesquisador da UFSC ajudou o mundo a consumir menos energia

A Apufsc-Sindical lamenta a morte do professor Claudio Melo, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Ele faleceu no fim da manhã de terça-feira (27), vítima de câncer. Melo deixa a esposa e um casal de filhos. Em tratamento há um ano, quando foi diagnosticado com a doença, o professor, de 64 anos, não se afastou do trabalho e manteve sua rotina de aulas e orientações até duas semanas atrás. Na quarta-feira passada, Melo foi internado no hospital Baía Sul. O velório e a cremação foram ontem no cemitério do Itacorubi.

Com seu trabalho, o professor Cláudio Melo “proporcionou uma incalculável contribuição para a economia de energia no mundo”, destaca a colunista Estela Benetti no NSC.  “Desde 1980 ele liderava o laboratório que pesquisa eficiência energética, que reduziu de forma expressiva o consumo de energia de refrigeradores e freezers pelo mundo. Isso foi possível graças a uma parceria de mais de 30 anos do Polo com a Embraco, de Joinville, a mais longa parceria entre uma universidade e uma empresa privada que se conhece no mundo”.

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFSC, em 1977, começou a atuar como professor titular da instituição em 1979. Era professor e pesquisador do laboratório do Polo, laboratório de Refrigeração e Termofísica da UFSC.

Leia mais: NSC