Entidades aumentam pressão no Congresso para mudar reforma da Previdência de Guedes

Entidades que representam diversas categorias, entre elas de servidores públicos, intensificaram a atuação no Congresso na tentativa de convencer o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), a alterar o texto da proposta.

Em um mês, 35 entidades ou parlamentares ligados a elas já pediram audiência com o tucano na tentativa de convencê-lo a encampar as propostas, segundo reportagem do Estadão.

Representantes de centrais sindicais já conseguiram se reunir com o relator. “Vamos encerrar o período de audiência pública para ver as propostas e avaliar o que incorporamos”, afirmou Moreira.

Até o fim do prazo original (23/5), apenas 38 emendas haviam sido protocoladas, número que subiu a 54 com a prorrogação da data-limite concedida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na época da reforma do governo Michel Temer, foram encaminhadas 164 propostas de alteração no texto dentro do prazo regimental.

Sem emendas, as categorias ficarão dependentes do relator para emplacar suas demandas. Com a nova data-limite, 30 de maio, o número de emendas à atual reforma ainda pode aumentar.

É preciso obter 171 assinaturas para propor uma emenda.  

Pressa

Nesta terça-feira (28), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que vai pedir ao relator  que apresente seu texto na Comissão Especial antes do dia 15 de junho, para que haja tempo de ele ser votado também no plenário da Casa ainda no primeiro semestre.

“O tempo está ficando apertado e pedi ao relator que antecipe em uma semana ou cinco dias a leitura do texto. Esperamos chegar na economia que o ministro Paulo Guedes deseja para a Previdência”, disse Maia ao deixar a sede do Ministério da Economia onde se reuniu com Guedes, secretários e outros 13 parlamentares.