Atos em defesa da educação mobilizam 150 cidades nesta quinta-feira (30)

UNE e Ubes salientam que protestos são resposta ao bloqueio de recursos e ao corte de bolsas nas universidadesd+ Apufsc é apoiadora

Protestos em 150 cidades estão sendo convocados por entidades estudantis para esta quinta-feira (30). As manifestações acontecem em 20 estados brasileiros e não são contrários nem favoráveis ao governo federal, mas em defesa da Educação.

Em Florianópolis, as manifestações vão ser no Centro da cidade, a partir das 15 horas, na Praça Tancredo Neves, em frente ao Tribunal de Justiça e à Assembleia Legislativa. A Apufsc Sindical está entre as entidades que apoiam  os protestos dos estudantes em defesa da educação.

Os atos estão sendo organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

Após as manifestações de domingo em apoio à gestão Jair Bolsonaro, as duas maiores organizações representantes de alunos do Brasil, a UNE e a Ubes, defendem que não se crie oposição direta entre as manifestações. 

As entidades destacam que os protestos são uma resposta à decisão do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que reduziu o orçamento das universidades federais, bloqueou recursos para ações e programas da área e cortou bolsas de pesquisa. “São atos com caráter diferente. Quem foi às ruas no domingo defendia um governo e suas propostas. Nós estamos defendendo a educação, as universidades, os programas para o ensino básico”, disse Marianna Dias, presidente da UNE.

 

Ela reconhece, no entanto, que há pontos de evidente discordância entre os atos do último domingo e o de amanhã, e citou o episódio em que manifestantes pró-Bolsonaro retiraram, sob aplausos, uma faixa na Universidade Federal do Paraná (UFPR) com os dizeres “em defesa da educação”“Independentemente de posicionamento político é inaceitável que alguém não defenda a educação. Uma situação como essa faz com que tenhamos ainda mais motivos para defender o ensino”, afirmou Marianna.

Mais informações sobre os atos

Em São Paulo, a concentração será de apenas uma hora no Largo da Batata, em Pinheiros, e depois os manifestantes seguem para o Masp, na avenida Paulista – onde ocorreu o último protesto, mas com concentração de quase quatro horas.

Aracaju (SE)

Local: Praça General Valadão

Horário: 15h

Belém (PA)

Local: Praça da República 

Horário: 16h

Belo Horizonte (MG)

Local: Praça Afonso Arinos

Horário: 17h

Brasília (DF)

Local: Museu Nacional

Horário: 10h 

Campo Grande (MS)

Local: Praça Ary Coelho

Horário: 15h

Curitiba (PR)

Local: Praça Santos Andrade

Horário: 18h

Cuiabá (MT)

Local: Praça Alencastro

Horário: 14h

Fortaleza (CE)

Local: Praça da Gentilândia

Horário: 14h

Goiânia (GO)

Local: Praça Universitária

Horário: 15h

Macapá (AP)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 16h

Maceió (AL)

Local: Praça do Centenário

Horário: 13h

Manaus (AM)

Local: Praça da Saudade

Horário: 15h

Natal (RN)

Local: Shopping Midway

Horário: 15h

Porto Alegre (RS)

Local: Esquina Democrática – Borges de Medeiros X Rua dos Andradas

Horário: 18h

Porto Velho (RO)

Local: UNIR Centro

Horário: 16h

Recife (PE)

Local: Rua Aurora

Horário: 15h

Rio de Janeiro (RJ)

Local: Candelária

Horário: 15h

João Pessoa (PB)

Local: CCHLA/UFPB

Horário: 15h

Salvador (BA)

Local: Praça do Campo Grande

Horário: 10h

São Luis (MA)

Local: Praça Deodoro

Horário: 15h

Teresina (PI)

Local: Em frente ao INSS

Horário: 8h

Vitória (ES)

Local: Teatro da UFES

Horário: 16h30

 

Leia mais: Estadão


C.G./L.L.