Cortes na Capes: UFSC perde 16 bolsas de pós-graduação na área da saúde

Diretor do CCS alerta para o impacto do cancelamento na produção científica 

A Universidade Federal de Santa Catarina perdeu, apenas na área de saúde, 16 bolsas de pós-graduação após os cortes na Capes anunciados pelo governo Bolsonaro. Esse número faz parte do total de 70 bolsas de mestrado e doutorado que foram canceladas na UFSC no início do mês. 

Conforme dados do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, foram afetados programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado na saúde coletiva, ciências médicas, odontologia, enfermagem e farmácia. Das 16 bolsas, 2 estavam em processo seletivo e as demais aguardavam andamento da documentação.

Para o diretor do CCS, Celso Spada, a medida se traduz em menor produção científica e eventuais patentes. “Todo corte de bolsas na pós-graduação tem um impacto diretamente na formação de pessoas para atendimento à comunidade. São também potenciais docentes que formamos para todo o Brasil”, avaliou.

Celso destaca também a dificuldade de manter um aluno sem bolsa em um curso de pós-graduação, levando em conta os custos envolvidos.

Os programas atingidos atuam em diversas linhas de pesquisas em áreas como epidemiologia, reabilitação oral, políticas da saúde, tecnologia em educação, saúde e enfermagem, dentre outras.

V.C.